Inferencias no Projeto de Pesquisa
Por: Rízia Maria Gomes Furtado • 19/5/2022 • Trabalho acadêmico • 936 Palavras (4 Páginas) • 101 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
RIZIA MARIA GOMES FURTADO
ATIVIDADE 3
ANALISANDO O PROJETO DE PESQUISA SOB A PERSPECTIVA DOS LIVROS CONCEITOS (BARROS, 2016) E O QUE HISTORIA DO CONHECIMENTO (PETER BURCK, 2016)
[pic 2]
BELÉM-PA
2022
TITULO DA PROPOSTA DE PESQUISA
Estudo Exploratório para implantação de um Espaço Maker na Formação Inicial de Professores da Universidade Estadual de Roraima
CONCEITOS SUSTENTADORES NA PESQUISA
A proposta apresenta os conceitos relacionados à Espaço Maker, Cultura Maker, Formação Docente, Competências Docentes, Tecnologia, Aprendizagem Significativa e Criativa, Metodologias Ativas.
Os conceitos são ancorados em Perrenoud (1999), Competências de referências, Freire, Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a prática educativa (1996), que destaca a autonomia dos educandos, e Papert (1980) que fala sobre Competências Digitais, Construcionismo e Aprender Fazendo. Os teóricos acima são a base para a discussão e formulação das competências necessárias à prática educativa e maker de docentes.
O projeto de pesquisa se sustenta nos conceitos acima e busca analisar a possibilidade de implantação de um Projeto Piloto: Espaço Maker, para formação de discentes nos cursos de Licenciatura em Química, Física, Biologia e Pedagogia da Universidade Estadual de Roraima voltado para o desenvolvimento das competências necessárias para a Pratica Docente Maker ainda na Formação Inicial do Professor e por meio de uma Pesquisa participante, elaborar e descrever os aspectos e estruturas necessárias que possam agregar os conceitos de pratica educativa maker ao currículo da Formação Inicial do professor. Tendo também o objetivo de mapear os cursos e/ou formações de extensão no Brasil voltados para a Prática Docente Maker.
DESTAQUE DOS CONCEITOS E AS SEIS FUNÇÕES (BARROS, 201a
Assim pretende-se utilizar a Comunicação dos principais conceitos que precisam ser abordados na pesquisa como: Formação Docente associado as competências para a Prática Maker; uma análise do Currículo no Ensino Superior dos cursos de Licenciaturas em Química, Física, Biologia e Pedagogia na sua abordagem especifica para uso das Tecnologias como um conceito necessário no contexto escolar; A existência de Espaços Makers no Brasil; A proposta maker relacionada a Aprendizagem Significativa como uma precursora da Aprendizagem Criativa; e o conceito de Metodologias Ativas presentes na formação inicial do professor.
A pesquisa buscara organizar os conceitos explorando, inicialmente, as ideias do Movimento Maker desde seu surgimento até a chegada nas instituições de ensino, e sequencialmente se fará uma Revisão Teórica na área da Educação, abordando as pesquisas sobre formação docente e Maker. Também será feito um levantamento dos principais cursos de extensão e formação docente no Brasil voltados para pratica maker.
Na estrutura da pesquisa será abordado e generalizado os conceitos sobre as Competências necessárias para a Formação Docente Maker, utilizado a discussão das características e tipologias docentes desenvolvidos por Perrenoud (1999), Papert (1999), e Freire (1996), que a partir de seus estudos, projetam a formulação de uma formação docente maker.
Com relação a função comparativa esta será apresentada por meio de uma discussão sobre a estrutura curricular dos cursos de licenciaturas (Química, Física, Biologia e Pedagogia) e as cinco competências necessárias à prática educativa e maker.
A problematização parte da hipótese de que a implantação de um Espaço Maker como uma disciplina curricular na formação inicial do docente pode ser um referencial para o desenvolvimento das competências essenciais a pratica educativa maker, tendo como fundamentos as competências destacadas por Perrenoud (1999) e Freire (1996) e Papert (1980).
...