Instrumentos do Serviço Social
Por: Larissa Correa • 8/5/2019 • Trabalho acadêmico • 681 Palavras (3 Páginas) • 224 Visualizações
Instrumentalidade no Serviço Social
Vídeo aula
A instrumentalidade no Serviço Social, não é restrita as atividades rotineiras e burocrática das instituições coloca a capacidade que o profissional deve ter na sua prática para alavancar os direitos dos usuários.
A instrumentalidade busca aprender o movimento da realidade e detectar tendências e possibilidades nela presentes possíveis de serem impulsionadas pelo profissional.
O Serviço Social tem um caráter transformador através da instrumentalidade é através desta capacidade que o profissional tem de negociar possíveis projetos e de articular junto com seus usuários a socialização dos seus direitos e garantia destes.
A questão social é o principal objeto de trabalho e entende-se a questão social como um conjunto das expressões das desigualdades de uma sociedade de capitalismo avançado de reprodução do trabalho coletivo e apropriação provada.
O assistente social se vê no meio desta contradição em meio da produção da desigualdade e a produção da rebeldia e resistência.
A instrumentalidade do assistente social está inserida na leitura dinâmica da realidade e a partir desta leitura critica que o assistente social poderá fazer novas propostas e fazer uma leitura critica da realidade dos projetos se eles dão conta da realidade social se os usuários tem conhecimento de seus direitos, escuta qualificada e leitura critica embasada teoricamente e politicamente para além do aparente.
Pensar a instrumentalidade como capacidade ou propriedade constitutiva construída e reconstruída no processo social histórico da profissão.
O assistente social é dono da instrumentalidade técnica operativa que instrumentaliza o agir e intervir e interpreta a realidade social e com isto propor novas intervenções.
O Serviço Social faz parte desta instrumentalidade constitui de uma maneira dinâmica através do processo sócio-histórico.
O serviço Social não estático ele acompanha o movimento da sociedade, sendo assim a instrumentalidade deve estar organizado a disposição da cidadania e da garantia dos direitos.
A instrumentalidade atua com o modo de ser que a profissão adquiriu no interior das relações sociais no confronto das relações objetivas e subjetivas do exercício profissional.
Entende-se como objetiva as condições materiais (salas, sigilo profissional) já subjetivos dizem a respeito a caráter subjetivo das relações descrito entre o profissional e o usuário. A Objetividade e a subjetividade têm que ser amplamente garantida para que o exercício profissional possa ocorrer garantido à instrumentalidade nas condições inerentes ao Serviço Social.
A instrumentalidade funciona como uma regulamentação da profissão, sendo assim, ela deve estar organizado operando a favor do usuário, com isso irá gerar o reconhecimento profissional pela sociedade.
A dimensão Teórico-metodológica aproxima o vetor teórico que se aproxima do Serviço Social. É importante salientar que as dimensões isoladas se tornam armadilhas para os profissionais do Serviço Social. A aproximação da teoria é necessária para o profissional fazer uma leitura mais consistente da realidade social e fazendo da metodologia um método escolhido mais coerente para interferir na realidade.
...