Integral De Rieman
Artigos Científicos: Integral De Rieman. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tmaf • 9/11/2014 • 533 Palavras (3 Páginas) • 306 Visualizações
INTEGRAL DE RIEMANN
I – O CALCULO DE ÁREAS
O estudo do cálculo integral começa com os gregos a mais de 2 mil anos atrás. Um dos problemas que eles trataram era calcular áreas de regiões planas.
As áreas de retângulos e de triângulos eram conhecidas, e portanto de regiões poligonais.
A primeira vez que se calculou a área de um circulo foi feito por aproximação, isto é, se aproximava o circulo por polígonos regulares, e o valor da área do polígono era uma aproximação da área do circulo.
Estas aproximações podem ser por excesso ou por defecto (falta), como se mostra nas figuras.
Observe que a medida que os polígonos inscritos ou circunscritos possuem um número maior de lados, a área do polígono é cada vez mais próxima a área do círculo.
No caso dos polígonos inscritos a área sombreada corresponde ao valor da área que é necessário aumentar para que a área do polígono seja igual a área do círculo.
Como os polígonos regulares podem ser subdivididos em triângulos isósceles, podemos então calcular a área dele e multiplicar pelo número de triângulos obtidos na subdivisão do polígono, obtendo assim a área de um círculo como soma das áreas dos triângulos.
De igual maneira a definição da integral definida está motivada pelo cálculo de áreas limitadas por curvas.
A idéia é aproximar a área de uma curva através de áreas de retângulos. Assim obtemos as chamadas somas de Riemann.
As somas estão de Riemann se dão como soma superiores e inferiores.
Chamamos somas inferiores quando os retângulos estão por debaixo (dentro da região.
Chamamos de somas superiores quando os retângulos estão por cima, ou seja, quando se aproxima por excesso a área da região.
SOMAS SUPERIORES
SOMAS INFERIORES
Do ponto de vista geométrico, a medida que aproximamos as áreas por retângulos de amplitudes cada vez menores, teremos que a soma das área dos retângulos aproximam cada vez mais da curva y=f(x) no intervalo [a,b].
Denotando por Δxi a base de cada retângulo, claramente Δxi =xi+1 - xi.
A medida em que aumentamos o número de pontos xi no intervalo [a,b] a soma das áreas dos retângulos se aproxima cada vez mais a área da curva.
Sendo Sn a soma das áreas dos n retângulos inseridos no intervalo [a,b], temos:
Mas como:
Logo vemos a integral de Riemann como o princípio da resolução
...