Interdisciplinaridade
Casos: Interdisciplinaridade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: andreamartinatti • 18/11/2013 • 1.342 Palavras (6 Páginas) • 947 Visualizações
1. INTERDISCIPLINARIDADE
A polêmica sobre disciplina e interdisciplinaridade possibilita uma abordagem pragmática em que a ação passa a ser o ponto de convergência entre o fazer e o pensar interdisciplinar. É preciso estabelecer uma relação de interação entre as disciplinas, que seriam a marca fundamental das relações interdisciplinares.
A interdisciplinaridade não dilui as disciplinas, ao contrário, mantém sua individualidade. Mas integra as disciplinas a partir da compreensão das múltiplas causas ou fatores que intervêm sobre a realidade e trabalha todas as linguagens necessárias para a constituição de conhecimentos, comunicação e negociação de significados e registro sistemático dos resultados.
Para que ocorra a interdisciplinaridade não se trata de eliminar as disciplinas, trata-se de torná-las comunicativas entre si, concebê-las como processos históricos e culturais, e sim torná-la necessária a atualização quando se refere às práticas do processo de ensino aprendizagem.
De acordo com Brasil (1999), a reorganização curricular em áreas de conhecimento tem o objetivo de facilitar o desenvolvimento dos conteúdos, numa perspectiva de interdisciplinaridade e contextualização. A proposta da interdisciplinaridade é estabelecer ligações de complementaridade, convergência, interconexões e passagem entre os conhecimentos.
O professor que se precisa é aquele que conhece bem sua matéria, que tem uma boa compreensão entre as várias disciplinas e que conheça como os alunos constrói seus conhecimentos, desenvolvem suas capacidades mentais e na prática saber estimular esse processo de ensino-aprendizagem.
Para Japiassu (1976, p.74): “ A interdisciplinaridade caracteriza-se pela intensidade das trocas entre os especialistas e pelo grau de interação real das disciplinas no interior de um mesmo projeto de pesquisa”.
Essa temática é compreendida como uma forma de trabalhar em sala de aula, no qual se propõe um tema com abordagens em diferentes disciplinas. É compreender, entender as partes de ligação entre as diferentes áreas de conhecimento, unindo-se para transpor algo inovador, abrir sabedorias, resgatar possibilidades e ultrapassar o pensar fragmentado. É a busca constante de investigação, na tentativa de superação do saber. Deve haver uma compreensão comum, por parte de seus diversos teóricos, na necessidade de relação de sentidos e significados na busca do conhecimento, objetivando uma percepção de saberes em conjunto. É importante enfatizar que a interdisciplinaridade supõe um eixo integrador com as disciplinas de um currículo, para que os alunos aprendam a olhar o mesmo objeto sob perspectivas diferentes. A importância da interdisciplinaridade aponta para a construção de uma escola mais participativa e decisiva na formação do sujeito social.
“ O valor e a aplicabilidade da interdisciplinaridade, portanto, podem-se verificar tanto na formação geral, profissional, de pesquisadores, como meio de superar a dicotomia ensino-pesquisa e como forma de permitir uma educação permanente”. FAZENDA (1992,p.49).
As noções de interdisciplinaridade expressam uma compreensão de sentidos e conceitos, e que há uma interação entre alunos e professores, quando esta ocorre.
A interdisciplinaridade visa garantir a construção de um conhecimento globalizante, rompendo com os limites das disciplinas. Para isso será preciso, como propões Ivani Fazenda, “ uma postura interdisciplinar”, que nada mais é que uma atitude de busca, de inclusão, de acordo e de sintonia diante do conhecimento. Todos ganham com a interdisciplinaridade. Os alunos porque aprendem a trabalhar em grupo, habituam-se a essa experiência de aprendizagem grupal e melhoram a interação com os colegas. Os professores, porque se veem compelidos pelos próprios alunos, a ampliar os conhecimentos de outras áreas; tem menos problemas de disciplina e melhoram a interação com os colegas de trabalho. A escola porque a sua proposta pedagógica é executada de maneira ágil e eficiente; tem menos problemas com disciplina e os alunos passam a estabelecer um relacionamento de colaboração e parceria com o pessoal da equipe escolar, assim como, com a comunidade onde está inserida a escola.
Os cinco princípios que subsidiam a prática docente interdisciplinar, de acordo com Ivani Fazenda são: humildade, espera, respeito, coerência e desapego.
“ Se há interdisciplinaridade, há encontro, e a educação só tem sentido no
encontro. A educação só tem sentido na mutualidade, numa relação
educador-educando em que haja reciprocidade, amizade e respeito mútuo”.
(FAZENDA, IVANI. Interdisciplinaridade: qual o sentido?)
2. PLANO DE AULA INTERDISCIPLINAR DA MÚSICA A SOPA DO NENÉM (PARA CRIANÇAS DE 4 ANOS).
• Tema: ALIMENTAÇÃO
• Conteúdo: Tipos de alimentos;
• alimentação saudável;
• olhar e ver as cores formas dos alimentos;
• música: sopa do neném
• Objetivos: Desenvolver a atenção alimentar;
• Reconhecer a importância dos alimentos para o desenvolvimento do indivíduo;
• Adquirir hábitos de vida sadia em relação à alimentação;
• Desenvolver a oralidade e adquirir conhecimentos sobre alimentos por meio da música
• Associar palavras e figuras
• Enriquecer
...