Introdução à Moderna Gestão de Pessoas
Por: lucia6280 • 3/4/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 1.052 Palavras (5 Páginas) • 310 Visualizações
1- Introdução à Moderna Gestão de Pessoas
Filme Tempos Modernos e a Moderna Gestão de Pessoas
O modelo de gestão de pessoas mostrado no filme Tempos Modernos é o modelo autocrático, tradicional, onde os funcionários eram obedientes devido à necessidade de emprego, por esse motivo acabavam se submetendo a todas as ordens e vontades de seu empregador.
Nos anos 30, no processo de gestão de Recursos Humanos de uma fábrica, a função dos gestores era prover o máximo rendimento de cada trabalhador, controlando a produção na base da repressão, tanto física quanto psicológica. Os trabalhadores eram explorados e deveriam agir como máquinas, mantendo o mesmo ritmo de produção o dia inteiro, eram “descartáveis”, tinham pouca liberdade e oportunidades de crescimento, e as suas competências eram ignoradas.
No filme a organização é vista como uma máquina e os colaboradores são meras peças que a mantém em funcionamento, fazendo sempre as mesmas coisas em uma repetição infinita, conhecendo apenas a sua função e a exercendo sem saber o seu real motivo. De acordo com o novo modelo de gestão, as pessoas devem ser vistas como seres humanos, ativadores inteligentes de recursos organizacionais e parceiros da organização. Deixam de ser apenas a força geradora de lucros, tão presente no período da Revolução Industrial, e tendem a conhecer a empresa como um todo e passam a gerir conhecimentos, responsabilidades e comprometimento em uma relação onde todos os envolvidos ganham.
Nos dias de hoje as pessoas tendem a passar a maior parte de suas vidas trabalhando, pois estas dependem do empregador para alcançar, ganhar recursos e atingir seus objetivos pessoais, e por outro lado as organizações dependem dessas pessoas para produzir e alcançar as metas da empresa, ou seja, um é dependente do outro para sua sobrevivência.
As organizações tendem a crescer e evoluir com o tempo, para isso é preciso utilizar de alguns recursos necessários para as suas operações, sendo estes, recursos materiais, tecnológicos e financeiros. As pessoas passaram a ser um diferencial para as empresas, que estão passando a investir mais em talentos humanos, algumas vezes até mais do que nos próprios produtos e clientes, pois são as pessoas que desenvolvem os produtos e quem atendem os clientes, quanto melhor for o trabalho e o atendimento, mais resultados trarão para a organização.
2- Recrutamento e Seleção
A empresa de grande porte, JF- Filhos Indústria de Jogos e Brinquedos Ltda., localizada na zona sul de São Paulo, possui 400 funcionários e mais 200 terceirizados, tem como missão:
“Proporcionar momentos de alegria, diversão e descontração para toda a família, com jogos e brinquedos de alta qualidade estimulando a criatividade”.
Atuante no mercado desde 1974 seus valores são:
• Fabricar e produzir jogos e brinquedos de altíssima qualidade;
• Valorizar nossos clientes e funcionários;
• Responsabilidade social e ambiental;
• Manter um relacionamento transparente com clientes, funcionários e fornecedores, baseado na responsabilidade, segurança e confiabilidade;
• Busca pela melhoria;
• Preço competitivo.
Seu público alvo principal são as crianças e adolescentes, mas também possuem produtos para adultos e para a família inteira.
Ao conversar com a Sra. Joana Andrade Frederico, Gerente de Recrutamento e Seleção, podemos identificar que por ser uma empresa familiar, buscam profissionais que tenham comprometimento e responsabilidade.
O primeiro critério identificado para o recrutamento é idade, eles buscam profissionais acima de 21 anos. Não exigem que o profissional tenha muita experiência, pois eles se comprometem a treinar e qualificar esse profissional, aumentando assim, sua capacidade de desempenho dentro da organização.
O recrutamento é feito através da indicação por funcionários, divulgação interna da vaga, agências e placas colocadas na fachada da empresa.
Para a contratação, utilizam-se das habilidades e competências comprovadas pelo candidato,
...