Introdução Ao Estudo De Direito
Dissertações: Introdução Ao Estudo De Direito. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: faculdadeestacio • 5/9/2013 • 256 Palavras (2 Páginas) • 415 Visualizações
1) 1. No caso acima apresentado, os personagens Adamastor e Carlito utilizam-se de concepções distintas do direito para defender suas posições sobre a venda de órgãos. São elas fundadas no Direito Natural e no Direito Positivo. Identifique-as no texto, conceituando-as.
Resposta: Carlito: Defende o direito positivo
Alega que a lei 9.434/97 proíbe a comercialização de orgãos pelos doadores, com base em um direito institucionalizado pelo estado.
Adamastor: Defende o direito natural
Alega que a venda dos orgãos é seu direito, pois é sua propriedade. Isto é, defende uma idéia que emergiu socialmente, sem base nas normas do momento.
2. Por que é possível afirmar que, cada vez mais, caminhamos para conciliar o direito natural com o direito positivo, que no passado se opuseram frontalmente?
Resposta: Pois as relações socias modernas estão se tornando cada vez mais complexas. Sendo assim, a clássica distinção não é mais tão prática e eficaz nessas novas relações.
3. O direito natural possui tendência a converter-se em direito positivo, ou a modificar o direito preexistente?
Sim, se esse direito natural se adequar a época e as relações socias.
1)As regras dos concursos públicos são regidas por qual subdivisão e por qual ramo do direito?
R: Direito Constitucional do ramo do Direito Público.
2) O procedimento junto à Justiça a que se refere o texto está revisto em qual subdivisão e que ramo do direito?
R: Direito Civil do ramo do Direito Privado
3) Defina direito subjetivo: R: O direito subjetivo nada mais é do que um poder e uma faculdade advindos de uma regra interposta pelo Estado na proteção dos interesses coletivos.
...