TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à lei de procedimento criminal

Projeto de pesquisa: Introdução à lei de procedimento criminal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 2

Plano de Aula 1: DIR PROC PENAL I – Caso Concreto

Título: Introdução ao Direito Processual Penal

CASO 1

Zé Pequeno, 19 anos de idade, morador de um pequeno vilarejo no interior do país, foi denunciado pela prática da conduta descrita no art. 217-A do CP por manter relações sexuais com sua namorada Josefa, menina com 13 anos de idade. A denúncia foi baseada nos relatos prestados pela mãe da vítima, que, revoltada quando descobriu a situação, noticiou o fato à delegacia de polícia local. Zé Pequeno foi processado e condenado sem que tivesse constituído advogado. Á luz do sistema acusatório diga quais são os direitos de Zé Pequeno durante o processo penal, mencionando ainda as características do nosso sistema processual.

Durante o processo penal e sendo o acusado sujeito de direitos devem de ser observado seus direitos, tais como o do devido processo legal, o do contraditório, o da ampla defesa, da presunção de inocência, o de ser julgado por um juiz imparcial e competente e a de um defensor conforme art. 261, CPP e arts. 5º, LIV, LV, LVII, CF/88.

Tendo em vista o nosso sistema processual penal acusatório temos como características deste a nítida separação entre as funções de acusar, defender e julgar; o contraditório e a ampla defesa e a publicidade que regem todo o processo. Sendo o órgão julgador dotado de imparcialidade e o sistema de apreciação das provas o do livre convencimento motivado.

2 - (OAB/EXAME UNIFICADO 2010.1) Carlos, empresário reconhecidamente bem-sucedido, foi denunciado por crime contra a ordem tributária. No curso da ação penal, seu advogado constituído renunciou ao mandato procuratório. Devidamente intimado para constituir novo advogado, Carlos não o fez, tendo o juiz nomeado defensor dativo para patrocinar sua defesa.

Nessa hipótese, de acordo com o que dispõe o CPP, Carlos

a) será obrigado, por não ser pobre, a pagar os honorários do defensor dativo, arbitrados pelo juiz. Art. 263, parágrafo único, CPC

b) será obrigado, por não ser pobre, a pagar os honorários do defensor dativo, arbitrados pelo próprio defensor.

c) será obrigado, por não ser pobre, a pagar os honorários do defensor dativo, os quais deverão ser postulados em ação própria no juízo cível da comarca onde tenha tramitado a ação penal.

d) estará desobrigado do pagamento dos honorários advocatícios, visto que é incabível o arbitramento de honorários ao defensor dativo, ainda que o réu não seja pobre.

3- Com referência às características do sistema acusatório, assinale a opção correta.

a- O sistema de provas adotado é o do livre convencimento. motivado

b- As funções de acusar, defender e julgar concentram-se nas mãos de uma única pessoa.

c- O processo é regido pelo sigilo.

d- Não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com