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JOGOS E BRINCADEIRAS NO SISTEMA EDUCACIONAL - DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO MÉDIO

Trabalho Universitário: JOGOS E BRINCADEIRAS NO SISTEMA EDUCACIONAL - DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO MÉDIO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/1/2015  •  5.627 Palavras (23 Páginas)  •  652 Visualizações

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ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

JOGOS E BRINCADEIRAS NO SISTEMA EDUCACIONAL – DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO MÉDIO

RESUMO

Visitando o colégio onde estudam meus sobrinhos em período integral desde a educação infantil e pude perceber não com a visão de professora, mas de tia, mãe o quão importante são essas atividades no desenvolvimento educacional. Hoje se sabe que a criança aprende brincando. O mundo em que ela vive é descoberto através de jogos dos mais diversos tipos que vão dos mais simples de encaixe às mais curiosas brincadeiras. O jogo, para a criança, é o exercício e a preparação para a vida adulta. É através das brincadeiras, seus movimentos, sua interação com os objetos e no espaço com outras crianças que ela desenvolve suas potencialidades, descobrindo várias habilidades provocando o desenvolvimento da aprendizagem e interação entre aluno/aluno e aluno/professor. A utilização de certos jogos e brincadeiras como facilitadores na aprendizagem, na educação infantil, ensino fundamental e médio são sem dúvida, a solução para se obtiver resultados positivos no processo de ensino – aprendizagem das crianças adolescentes e jovens. Mas, é importante que se tenham bem definidos os objetivos que queremos alcançar quando trabalhamos como o lúdico, e ter cuidado também com as brincadeiras que vamos mediar, para que esta esteja ligada ao momento correto do desenvolvimento infantil. Como já sabemos os brinquedos, as brincadeiras, os jogos são fontes inesgotáveis de interação lúdica e afetiva. Para uma aprendizagem eficaz é preciso que o aluno construa o conhecimento, assimile os conteúdos. E jogo é um excelente recurso para facilitar a aprendizagem e as aulas de Educação Física tem um papel fundamenta nessa proposta.

PALAVRAS- CHAVES: arte, ludicidade, interação, jogos, ensino aprendizagem.

ABSTRACT

Visiting the college where my nephews are studying full time since kindergarten and I could not see with the sight of a teacher, but the aunt, mother how important are these activities in educational development. Today we know that children learn playing. The world she lives in is discovered through games of various types ranging from the simplest to the most fitting curious pranks. The game, for the child, is the exercise and preparation for adulthood. It is through play, his moves, and his interaction with objects and space with other children she develops their potential, discovering various skills causing the development of learning and interaction between student / student and student / teacher. The use of certain games and play as facilitators in learning, kindergarten, elementary and secondary schools are undoubtedly the solution to obtain positive results in the teaching - learning process of adolescents and young children. But it is important to have clearly defined goals we want to achieve when we work as playful, and also be careful with the games that we mediate, so that it is connected to the correct time of child development. As we already know the toys, the games, the games are fun and inexhaustible sources of affective interaction. For effective learning requires that the learner builds knowledge, assimilate the contents. And the game is an excellent resource to facilitate learning and physical education classes has a proposal based on this paper.

Key words: art, playfulness, interaction, games, educational learning.

INTRODUÇÃO

Originada da palavra ludus ludicidade significa jogo, seu termo lúdico está diretamente ligado ao jogo, ao brincar, ao movimento espontâneo. O lúdico também é um traço essencialmente psicofisiológico, ou seja, uma necessidade básica da personalidade do corpo e da mente no comportamento humano, atua no corpo e na mente.

O lúdico e todas as atividades que o envolveram vão muito além das demarcações do brincar livremente de modo que a definição deixou de ser o simples sinônimo de jogo. O lúdico faz parte das atividades essenciais da dinâmica humana, trabalhando com a cultura corporal, movimento e expressão. (ALMEIDA, 2006 p.78).

Agora que sabemos a origem da palavra ludicidade e conhecemos o conceito de lúdico, faz-se necessário conceituarmos as palavras jogo, brinquedo e brincadeira.

De acordo com o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (BRASIL, 1998, p. 23):

Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidado, brincadeiras e aprendizagem orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. (RECENEI, 1998 p. 23)

KISHIMOTO (2002 p. 23) afirma que o jogo: é a ação pela qual se estabelecem regras específicas, convencionadas antes de iniciar o jogo e que devem ser seguidas. Ele pode acontecer individualmente ou em grupo, o brinquedo: é o objeto manipulado, ele pode ser um objeto concreto como bola, carrinho, boneca, ou até mesmo, ser fruto da imaginação, ou seja, um brinquedo criado pelo sujeito em sua mente e a brincadeira: é uma atividade agradável na qual o mundo real se mistura ao mundo imaginário. Não necessita ter um objeto de manipulação, como por exemplo, os brinquedos; e, não há regras, a criança inventa, constrói. Envolve a espontaneidade e a função de entreter, de distrair; ela é caracterizada pelo faz de conta. Exemplos de brincadeiras: cabra-cega, esconde-esconde, amarelinha, pega-pega.

DESENVOLVIMENTO

O jogo é muito importante no desenvolvimento das crianças desde muito cedo e ele é uma forma de proporcionar a criança um ambiente agradável, motivacional, organizado e rico tornando possível a aprendizagem de várias habilidades, aproveitando o momento para trabalhar o desenvolvimento dentro e fora da sala de aula.

Os jogos e brincadeiras ampliam o processo de ensino e aprendizagem, tanto no desenvolvimento psicomotor, ou seja, no desenvolvimento da motricidade fina e ampla, e no desenvolvimento de habilidades do pensamento, como a interpretação, a imaginação, a criatividade, a tomada de decisão, a obtenção e organização de dados,

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