Jovem Guarda
Resenha: Jovem Guarda. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: estadao00 • 26/3/2014 • Resenha • 296 Palavras (2 Páginas) • 323 Visualizações
Texto complementar de arte.
Jovem Guarda.
O termo Jovem Guarda além de designar um movimento musical, surgiu como nome de programa de música jovem daTV Record de São Paulo. O programa Jovem Guarda estreou em setembro de 1965, comandado por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléia.
O programa foi lançado para substituir as transmissões de futebol aos domingos. A turma do Roberto Carlos sedimentou o rock no Brasil, após a explosão dos Beatles. Antes do surgimento da Jovem Guarda, o rock no Brasil começou a ser esboçado por regravações de músicas estrangeiras ou versões das mesmas em português na década de 50.
Nomes como Celly Campello, Sérgio Murilo, Ed. Wilson, Ronnie Cord, The Jordans, The Jet Blacks e The Clevers foram referências iniciais do rock no Brasil. O surgimento da Jovem Guarda em meados da década de 60, significou uma nova força no rock no Brasil, surgimento de novos talentos e a composição de um rock brasileiro não somente resultante de versões estrangeiras, mas com composições genuinamente nacionais. A música Quero que tudo vá para o inferno de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, causou um frenesi em nível nacional ao programa.
O rock brasileiro passou a ter, com a Jovem Guarda, a adesão em massa da juventude no Brasil dos anos 60. O movimento não foi estritamente musical, uniu a música, comportamento jovem e moda. Esses jovens queriam saber de amor, de alegria, de alto-astral.
Além do trio de apresentadores, outros artistas somaram-se ao programa como Ronnie Von, Vanusa, Leno e Lílian, Os Vips; e até Caetano Veloso, Gilberto Gil e Jorge Ben Jor, que posteriormente viriam a desenvolver a musicalidade da tropicália. O programa Jovem Guarda acabou em 1969, deixando marcas profundas na música nacional e sendo lembrada e cultuada por diversos músicos e público até os dias de hoje.
...