TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Katia

Tese: Katia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  Tese  •  1.714 Palavras (7 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO.

Iremos iniciar uma etapa falando de vários tópicos que todos estão relacionados em um único fator Gestão do Conhecimento dentro de uma organização, hoje em dia é a ferramenta que o ser humano usa em pratica para por seu conhecimento atualizado no decorrer dos anos.

O conhecimento vem crescendo a cada dia mais no mundo e com isso as pessoas, as empresas atualizam seus conhecimentos em comunicação.

O novo conhecimento é bem diferente do que tínhamos na década da época industrial, por esse motivo é bom conhecer as empresas no qual a mão de obra vem perdendo espaço no novo mundo de informação.

As organizações estão buscando informações para adquirir inovações e fazer com que a competitividade do conhecimento vire uma mistura de experiência, informação, valor, intuição e assim habilitamos avaliar o processo de informações e experiências na mente do ser humano.

Afinal a Gestão do Conhecimento é aproveitar o máximo de habilidades, compartilhar seus conhecimentos, é o que manifesta a capacidade de analise de decisão e conhecimento levando em consideração a empresa.

tem vocação para a criação de desenvolvimento de novos produtos, tem estrutura para desenvolver inovação tecnológica.

DESENVOLVIMENTO

1. CONCEITOS

O conhecimento se distingue de vários fatores individuais, pois cada ser humano elabora uma idéia diferente conforme recebe informações, isso acontece por que cada individuo possui suas próprias características passada de geração, como a cultura, crença, religião...isso influencia diretamente na formulação do conhecimento. Nesse contexto podemos destacar as pessoas que se utilizam dos paradoxos, para ampliar ou aperfeiçoar o seu “QI (quantidade deinteligência)”, contudo isso pode gerar contradições que influenciam nosso pensamento a ser diferenciado, sabendo assim perceber e adquirir varias informações, obtendo dois pontos de vistas sobre uma mesma idéia e ainda tirar vantagem da situação. Um exemplo pratico pode ser demonstrado como num caso de diretor de marketing que pode usufruir da Gestão do Conhecimento, supondo que ele queira elaborar um aumento de vendas, sabendo que irá ter como objetivo satisfazer todos os clientes, cujo, nem todos terão as mesmas mentalidades, gostos, opiniões e visões sobre o produto/serviço.Vemos que nesse exemplo o diretor de marketing teve que se apropriar das contradições, ou seja, ele manteve em mente que a vida sempre será formada de opostos, como: masculino e feminino, vida e morte, bom e mau. Assim ele teve que aceitar e principalmente esclarecer todas as personalidades de cada individuo, para que desta forma ele pudesse ter um conhecimento para aprimorar a sua idéia com transparência, clareza e lucidez, concretizando assim melhor a forma de efetivar a sua idéia para posteriormente conquistar mais clientes para a sua empresa.

Autor MELLO BURLTON(2000) definem Gestão Conhecimento com os seguintes fatores: Dado, Informação, Conhecimento, Sabedoria.

Dado – fator estruturado, por valores e medidas parâmetros que são sem um contexto.

Informação – é uma referência dado e contexto que o valor para um bom negocio é relacionado a uma terceira pessoa.Conhecimento – usa a sabedoria das pessoas, com informações, dados, para um possível julgamento e tomada decisão seja no trabalho, pessoal, etc.Sabedoria – é conhecimento, confiança naquilo que você faz ou aposta em uma terceira pessoa, é uma decisão obtida por meio da experiência.

Autor DAVENPORT E PRUSAK (1998) Apud VALENTIM (2003) definem Gestão Conhecimento como uma informação valiosa na mente do ser humano, que tem reflexão diante do contexto e da estruturação, captura transferências em equipamento, maquinas, que frequentemente é chamado tácito.

Questões:

1. Como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa?

O novo conhecimento é bem diferente do que tínhamos na década da época industrial, por esse motivo é bom conhecer as empresas no qual a mão de obra vem perdendo espaço no novo mundo de informação.

Com isso devemos comparar as 50 maiores empresas de 2003 com as 1950 e veremos que houve uma mudança radical. Hoje as empresas se preocupam com a produtividade e conhecimento já que os gestores cobra e visa essa parte.

1.2 Como fazer com que todos os colaboradores se apropriemdeste conhecimento novo?

Geralmente as empresas produzem mais informação e serviços e não somente bens físicos. Os colaboradores passam a se adaptar rapidamente a esse novo conceito já que a demanda é grande e o ambiente competitivo vem aumentando.

Normalmente quem tem conhecimento tem um bom futuro em qualquer organização e um crescimento também. A criação e a implantação de processos que gerem armazém gerenciam e disseminem o conhecimento representam o mais novo desafio a ser enfrentando pelas empresas.

A capacidade de gerar, traduzir, analisar, disseminar, armazenar, gerenciar e implantar é da empresa com essas informações tanto interna como externa e assim passar conhecimento aos interessados.

1.3 Como reter o conhecimento do funcionário que se afasta da organização?

Para reter o conhecimento de um funcionário que por ventura esta se desligando da empresa, o ideal é os funcionários mais velhos de casa passartodo o conhecimento obtido á longo desse tempo de empresa e treinar os jovens em diversos departamentos.

O importante é a empresa reter seus profissionais mais velhos, desde que claro, use a experiência dessas pessoas para desenvolver os mais jovens.

Pelo tempo de cada, muitos desses profissionais já passaram por diversos setores, coordenação, supervisão, experiência em todas as atividades e conhecimento no mercado de trabalho. Além disso, eles não tem ânsia no resultado ambição pelos mais novos, pois os mais velhos valorizam a empresa para resultados positivos e um bom negocio.

1.4 Descrever os quatro processos de conversão do Conhecimento — Processo SECI — e fazerum desenho ilustrativo.

Os quatro processos de conversão do Conhecimento Processo SECI são:

➢ De Conhecimento tácito em conhecimento tácito, que chamamos de Socialização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com