LAUDO DE INSPEÇÃO PREDIAL - CASA DE MADEIRA
Dissertações: LAUDO DE INSPEÇÃO PREDIAL - CASA DE MADEIRA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JulioBianchi • 4/10/2014 • 838 Palavras (4 Páginas) • 2.554 Visualizações
LAUDO DE INSPEÇÃO PREDIAL
1. INTRODUÇÃO:
A inspeção predial é o “check-up” da edificação que tem como resultado o diagnóstico de anomalias construtivas, divergências de especificações e falhas de execução que interferem e prejudicam o estado de conservação da edificação e suas instalações.
Tem como objetivo a melhoria do desempenho geral da edificação, sua vida útil, utilização segurança, etc., buscando o atendimento às expectativas dos usuários e à qualidade na conservação e valorização do patrimônio.
Foi adotado como metodologia de trabalho o ferramental de avaliação da Engenharia Diagnóstica para análise das manifestações das anomalias construtivas verificadas na edificação. Dentre estas ferramentas, temos em primeiro lugar a Vistoria, que consiste na constatação de um fato ou condição relativa a uma edificação e seus componentes, mediante verificação “in loco” de fatos e da situação física existente.
Em segundo lugar temos a Inspeção, definida como análise a análise técnica de um fato, condição ou direito relativamente a uma edificação, visando a orientar a manutenção predial e a qualidade total.
Por fim, dentro do escopo do Laudo, definida como atestamento ou não, da conformidade de um fato, condição ou direito em confronto com parâmetros pré-estabelecidos em especificações, legislações e normas técnicas relativamente a edificação, atendendo ainda ao disposto na Norma de Inspeção Predial do IBAPE (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia) e da Norma de Perícias de Engenharia da ABNT (Assiciação Brasileira de Normas Técnicas).
No contexto da Inspeção Predial, ANOMALIA representa a irregularidade relativa a construção do prédio, enquanto que FALHA diz respeito a sua manutenção, operação e uso da edificação.
No caso da edificação em questão foram detectadas poucas falhas uma vez que a edificação tem menos de 6 meses.
2. CARACTERIZAÇÃO:
2.1 Da localização:
- Condomínio Sociedade Pomar do Morro, Lote 31, quadra A, RS 040, nº 20.871, km 32, parada 94.
2.2 Da Propridade:
- Luiz Eduardo Ribeiro dos Santos, RG 2040833085 – SSP-RS, CPF 565.906.950-91
2.3 Da Edificação:
Trata-se de uma edificação pré-fabricada de madeira para fins residenciais, com 3 dormitórios, 3 banheiros, sala, cozinha, área de serviço e varandas, com 110,80 m² de área.
2.3 Características construtivas:
- Fundações: vigas baldrame de concreto armado direto sobre o solo
- Estrutura: pilares de madeira de eucalipto não tratado
- Elevações: paredes de madeira de eucalipto não tratado, dupladas.
- Esquadrias: são de madeira de eucalipto pintadas
- Pavimentação: piso de cerâmica sobre contra-piso sobre o solo
- Forro: lambri de PVC
- Cobertura: telha de cimento amianto
- Instalações Elétricas e Telefônicas: embutidas nas paredes em algumas baixadas com conduites. No forro a fiação é sem tubulação sobre o mesmo.
- Instalações Hidrossanitárias: nos banheiros a tubulação é embutida e na cozinha a tubulação é aparente.
3. INSPEÇÃO:
Na inspeção predial realizada, com a análise dos sistemas da edificação, foram tomados registros “in loco” e depoimentos do proprietário. Pela interface entre as informações algumas irregularidades podem ser apontadas
3.1 Sistema de contra-pisos e pisos
- Anomalias:
- Desnivelamento do piso em determinados pontos onde portas têm diferenças sérias de nível prejudicando o seu funcionamento. Ainda existe a falta de arremate no encontro do piso com a parede e os marcos das porta, além da falta de arremate nos ralos.
Foto
...