Laudo de Inspeção Predial
Por: Fernanda De Brito • 17/1/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 775 Palavras (4 Páginas) • 363 Visualizações
LAUDO DE PERÍCIA TÉCNICA
CONDOMÍNIO ALAMANDA RESIDENCIAL
- INTRODUÇÃO
O presente Laudo de perícia técnica foi solicitado pelo proprietário do Apt. 16B do Condomínio Alamanda Residencial, em atendimento ao disposto na Norma NBR16280/2014 Reforma em edificações — Sistema de gestão de reformas — Requisitos e da Norma de Manutenção de Edificações NBR5674/2012.Consoante com a LEI MUNICIPAL Nº. 3903/2008, da Prefeitura de Salvador.
- CONSIDERAÇÕES INICIAIS
- Identificação
Edificação: Condomínio Alamanda Residencial
Endereço: ALAMEDA PRAIA DE VELHA BOIPEBA, RUA R, LOTE 09, N. 182, QUADRA D, LOTEAMENTOSEPER CLUBE, ITAPÕA, SALVADOR - BAHIA.
[pic 1]
- Realização da Vistoria
A vistoria foi realizada pelo Eng. Civil Jeferson Brito e pelo proprietário do apartamento o Sr. David Duarte Pinto. Com emissão de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) – n. BA2014.127854.
- Data da Vistoria
A vistoria foi realizada no dia 23 de Agosto de 2014 no período da manhã.
- Objeto da Inspeção
Fornecer elementos técnicos objetivos, racionais e lógicos. Fundamentado em princípios físicos e matemáticos em aplicações de engenharia. A fim de verificar a reforma realizada no apartamento 16B. Constituído de um quarto, sala, cozinha, área de serviço e um banheiro.
O edifício apresenta as seguintes características construtivas, segundo informações levantadas a partir dos projetos fornecidos pelo proprietário do imóvel: estrutura em concreto armado, sem a presença de elevadores. Assentada sobre fundações do tipo superficial (sapatas).
- METODOLOGIA
- Critérios
Levantamento in loco das características do imóvel. Tendo enfoque na segurança e manutenção predial que tenham interface direta com os usuários.
NOTA: Não foram realizados ensaios na ocasião da vistoria, de acordo com o nível de inspeção estabelecido como escopo deste trabalho.
- Documentação Analisada
Os documentos técnicos disponibilizados pelo proprietário do imóvel, para análise e consultas foram:
- Planta baixa do 1º SUBSOLO-BLOCOS A/B;
- Planta baixa do TÉRREO-BLOCOS A/B;
- Projeto de FORMAS DA FUNDAÇÃO E LOCAÇÃOBLOCOS A/B
- Projeto de FORMAS DO 1º SUBSOLO BLOCOS A/B;
- Projeto de FORMAS DO TÉRREO-BLOCOS A/B;
- Manual do proprietário.
- ESTRUTURA DO PRIMEIRO SUBSOLO APT. 16B
- Parede de alvenaria de divisa da sala com o quarto
Após o estudo dos projetos fornecidos pelo proprietário fez-se uma inspeção, a fim de verificar a existência dos elementos estruturais visualizados no Projeto de FORMAS DO TÉRREO A/B. Pois o proprietário executou uma abertura na parede de 1,20m x 1,00mm a parede divisória da sala.
Foi possível identificar a viga V28B e V37B. Na sala, na varanda cozinha. Mas, não foi possível identificar a viga V31B. Além disso, verificou-se o encontro da V28B com outra viga que não está presente no projeto de FORMAS DO TÉRREO A/B. Conforme figura 01 / 02 / 03:
[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8]
Figura 01: Existência da V28B na sala, próximo à VARANDA.
[pic 9][pic 10][pic 11][pic 12]
Figura 02: Encontro da V28B com viga não indicada no projeto e a V37B ao fundo.
Na vistoria não foi possível visualizar os P11B / P15B / P12B e o P16B, que de acordo com o projeto de forma da estrutura do pavimento térreo, apoiaria a V27B e a V30B e que por sua vez suportaria as V37B e V32B. Assim, não foi possível verificar, com certeza, a existência desses pilares.
...