LAZER, APRENDIZAGEM, INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA
Por: Rose.santana • 20/2/2022 • Trabalho acadêmico • 1.438 Palavras (6 Páginas) • 166 Visualizações
[pic 1]
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
LAZER, APRENDIZAGEM, INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA.
PRESIDENTE FIGUEIREDO – AM
2020
ROSICLEIDE SERRÃO DE OLIVEIRA
LAZER, APRENDIZAGEM, INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA.
Trabalho de Licenciatura em Matemática apresentado como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Educação Inclusiva, Libras-Língua Brasileira de Sinais, Homem Cultura e Sociedade, Ed-Gramatica, Educação a Distância, Educação e Tecnologias, Práticas Pedagógicas: Identidade Docente.
Orientador (a): Prof. Tirza Cosmos dos S. Hirata, Prof. Maria Eliza C. Pacheco, Prof. Juliana Chueire Lira, Prof. Natalia Germano G. Diaz, Prof. Renata Karoline Fernandes e Prof. Luciane Guimaraes B. Bianchini.
PRESIDENTE FIGUEIREDO – AM
2020
Sumário
1. INTRODUÇÃO 4
2. DESENVOLVIMENTO 5
2.1. CONVITE A COMUNIDADE 5
2.2. A IMPORTANCIA DA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIENCIA 5
2.3. A RESPEITO DA INCLUSÃO E ADAPTAÇÃO DO MEIO 6
2.4. TECNOLOGIA ASSISTIVA: FERRAMENTAS PARA A INCLUSÃO 7
3. CONCLUSÃO 10
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo apresentar para a comunidade o Projeto de Implantação de Tecnologia Assistiva e Adaptação dos espaços públicos da escola e do parque, para que possa receber e confortar melhor as crianças com deficiências, para que elas possam ter mais independência, e opções de interagir com outras crianças.
A importância da inclusão da criança com deficiência para seu desenvolvimento e como esse projeto ajudara as crianças a se instalarem melhor e com mais segurança, abrindo para elas muitas oportunidades de aprendizagem e lazer.
Se aprofundar também um pouco mais no conhecimento a respeito da Tecnologia Assistiva, e suas finalidades relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.
Apresentação de algumas das, milhares de opções de Tecnologia Assistiva que existem e como serão implantados.
E principalmente chamar a atenção da comunidade para que venha apoiar e se integrar nesse projeto, para que juntos com a escola venhamos ter melhor êxito.
DESENVOLVIMENTO
CONVITE A COMUNIDADE
Venho por meio deste, solicitar participação e integração da comunidade juntamente com o corpo escolar, formando assim uma parceria para que juntos possamos dar início ao Projeto de Implantação de Tecnologia Assistiva e Adaptação dos espaços públicos da escola e do parque, para melhor inclusão de todas as crianças que os frequentam, para que possamos promover atividades diversas que ampliem as experiências motoras, cognitivas e sensoriais das crianças, proporcionar para a criança com deficiência maior independência, qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação de sua comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidades de seu aprendizado, lazer e integração com seus colegas.
A IMPORTANCIA DA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIENCIA
De acordo com a Lei 13.146/15, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, acessibilidade é a possibilidade e a condição de alcance, para utilização, com segurança e autonomia, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos transportes e dos sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público e privado de uso coletivo, pelas pessoas com deficiência.
Nos dias de hoje ainda existem muitos empecilhos, preconceitos e discriminação para com as pessoas com deficiências, que podem ser elas:
Deficiência Física - de origem motora como (amputações, malformações ou sequelas de vários tipos);
Deficiências Sensoriais - que se dividem em deficiências auditivas (surdes total ou parcial) e visuais (cegueira também total ou parcial);
Deficiências mentais - de vários graus, de origem pré, peri ou pós-natal;
Deficiências Múltiplas – quando a pessoa apresenta mais de uma deficiência.
De acordo com o Art. 4° da Lei n° 13146/2015 toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades como as demais pessoas e não deverá sofrer nenhuma espécie de descriminação.
Os estudos mostram que é de suma importância, principalmente para crianças com deficiências que estão em desenvolvimento e aprendizado, conviver com pessoas “normais”, tanto na escola como em qualquer outro ambiente, isso somara positivamente para o seu crescimento.
A RESPEITO DA INCLUSÃO E ADAPTAÇÃO DO MEIO
É direito de todas as pessoas com deficiências se locomover (ir e vir), estudar, trabalhar, passear, viajar; ou seja, direito de ter uma vida saudável e normal como toda e qualquer pessoa, mas para que as pessoas com deficiências venham exercer esses direitos ainda tem que ser modificadas muitas coisas em nosso país, a começar principalmente pelas nossas escolas. É direito de todos ter um ensino de qualidade e é dever de toda escola mostrar eficiência para receber todo e qualquer aluno, a recusa de matricula, é ilegal sendo um ato de descriminação.
...