LIVRO: FAÇA O QUE TEM QUE SER FEITO E NÃO APENAS O QUE LHE PEDEM
Por: Ariane Silva • 6/10/2019 • Abstract • 584 Palavras (3 Páginas) • 218 Visualizações
LIVRO: FAÇA O QUE TEM QUE SER FEITO
E NÃO APENAS O QUE LHE PEDEM
Escritor: Bob Nelson
Bob Nelson é presidente da Nelson Motivation; empresa de consultoria e de treinamento de gestores em San Diego / Califórnia. E é co-fundador da Associação Nacional para treinamento de funcionários.
O autor conta algumas experiências com empregos na adolescência, empregos de baixa renda e de pouca importância, mas viu que estava errado, pois foi através deles que veio experiências, lições e oportunidades.
Viu acima de tudo que o mais importante é ser responsável pelo seu próprio trabalho e ter a capacidade de aprender e agir.
Mensagem Principal de Livro
Nunca é preciso permissão para fazer um bom trabalho. Um supervisor sempre espera que você use seu discernimento e se esforce para fazer o que precisa ser feito para que a empresa seja bem sucedida. Segundo o autor fazer oque precisa ser feito por sua própria iniciativa é a marca registrada da excelência profissional.
O que vem a ser excelência profissional? É você mostrar com atitudes que é capaz de assumir novas responsabilidades. Seja sempre perseverante, não desista facilmente daquilo que você acredita de verdade; persistir quando surgirem obstáculos.
- Frase do autor: Ao ampliar sua atuação no trabalho, você pode não só produzir mais como aprender mais ao longo do tempo, tornando mais fácil alavancar oportunidades futuras com base em seus sucessos.
Faça o que tem que ser feito também é descobrir as necessidades não declaradas daqueles que estão a sua volta para poder atendê-los e tronar o trabalho deles mais fácil. Pensar sempre como as coisas podem ser melhoradas e que não existe apenas uma forma correta de realizar uma tarefa. Com isso a pessoa vai adquirir mais habilidades confiança e respeito.
Fazer o que tem que ser feito e não apenas o que lhe pedem, muitas vezes pode não ser fácil. Porque nos podemos sentir medo, medo de cometer um erro. Mas através do erro a pessoa pode aprender ainda mais. Se você nunca cometeu nenhum é porque talvez ainda tenha muita coisa para aprender.
Assim como o medo nós também temos receio de fracassar. Muitas vezes é difícil perceber a força que advém do fracasso especialmente na hora, mas o fracasso pode tornar você mais forte se souber aprender com ele. Qualquer inciativa envolve riscos e possibilidades de erro. Se você nunca comete erros talvez não esteja aprendendo nem crescendo e provavelmente não realizara muita coisa.
- Passagens do Livro:
“Fazer o que tem que ser feito e não apenas o que lhe pedem, também é levar suas obrigações a sério, admitir seus erros quando cometê-los e pensar no quer aprendeu com eles; ser uma pessoa de palavra; ser uma pessoa de ação e tomar a iniciativa.”
“Toda empresa, hoje em dia procura contratar essencialmente o mesmo tipo de pessoa: alguém que tenha iniciativa, que haja de forma independente e responsável, qualquer que seja sua função.”
“Com as constantes mudanças no mercado de trabalho, é fundamental que o colaborador busque formas criativas de desenvolver seu potencial
...