LOGÍSTICA EMPRESARIAL e PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DE PRODUÇÃO.
Por: Renato de Abreu • 20/9/2015 • Ensaio • 1.747 Palavras (7 Páginas) • 211 Visualizações
[pic 1]
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
1° SEMESTRE – 2015/03
DESAFIO PROFISSIONAL
LOGÍSTICA EMPRESARIAL e PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DE PRODUÇÃO.
TUTOR EaD: Davi Prado Palheta Arakaki
POLO DE APOIO PRESENCIAL: NITERÓI/RJ
ABRIL/2015
DESAFIO PROFISSIONAL
LOGÍSTICA EMPRESARIAL e PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DE PRODUÇÃO.
Trabalho apresentado como requisito parcial para conclusão das disciplinas Logística Empresarial e Planejamento, Programação e Controle de Produção, do curso de Tecnologia de Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, sob a orientação do tutor EaD Davi Prado Palheta Arakaki.
POLO DE APOIO PRESENCIAL: NITERÓI/RJ
ABRIL/2015
SUMÁRIO
PASSO 1-...................................................................................................03
PASSO2.....................................................................................................04
PASSO3-....................................................................................................05
PASSO4-....................................................................................................06
REFERÊNCIAS..........................................................................................07
PASSO 1
A Empresa
[pic 2]
Nome da Empresa: Distribuidora do Juninho
Região: Niterói-Rj
Segmento: Distribuição de mercado
Produto: Água Mineral 20l
Público Alvo: Empresas, Escolas, Hospitais, Pequenos e micro comércios, Domicílios.
Principais concorrentes: Supermercados, Donos de Padarias e outras distribuidoras.
Estaremos falando sobre a empresa Distribuidora do Juninho, onde atua na área de vendas, sendo uma empresa de comércio de pequeno porte. A missão da empresa é proporcionar comodidade aos consumidores, levando um produto comercializado com qualidade. Garantindo sempre produto ao cliente rapidez e bom preço. Tornando a empresa transparente e confiável.
Os principais fornecedores são as distribuidoras e engarrafadoras de águas minerais, acessibilidade ao produto, prazo entrega e responsabilidade no carregamento. A empresa trabalha com várias marcas d’água desde que os produtos estejam lacrados. Eles devem estar intactos.
Matérias primas utilizadas são bastante fiscalizadas pelos seus fornecedores, procurando verificar se os mesmos estão devidamente registrados no órgão fiscalizador e se estão obedecendo as regras de higiene e se os produtos estão sendo entregues com os rótulos e com a data de validade.
O espaço armazenamento é dividido em duas partes, sendo uma destinada ao armazenamento dos garrafões cheios, e os demais recipientes de tamanhos variados, e outro espaço para garrafões vazios. O espaço é coberto, portanto não recebe luz solar de forma direta, a área é armazenada de preferência de forma de galpão. Os garrafões são colocados em estrados limpos e secos e em bom estado de conservação e jamais são depositados diretamente sobre o piso. As camadas são separadas por meio de compensados de madeira, mantidas afastada das paredes.
No processo produtivo existe um controle efetivo nas ações, a fim de evitar qualquer possibilidade de contaminação, passando por um processo de higienização manuais tornando-o à especificações técnicas para receber água mineral e garantir sua qualidade. Depois das etapas os garrafões são carregados ao caminhão do distribuidor para compra (garrafões cheios).
Os transportes apresentam de forma visível nome e telefone da empresa, contendo uma picape e moto. Os veículos são destinados ao transporte das embalagens, compartimentos de carga limpa, possuindo lonas e forrações impermeáveis, mesmo que o percurso seja curto.
PASSO 2
1-Relacionados à aquisição materiais, à administração no estoque por não ter muito espaço deve saber exatamente o que está disponível no estoque e o que precisa ser reposto, sem deixar faltar para não perder a venda. Tendo atenção nas compras de mercadorias, para que não fique parada no estoque, e que não seja uma compra exagerada de materiais. Controle compras, classificações de materiais, negociações, cadastro de fornecedor, movimentação de materiais, isso faz com que melhore um bom processo de aquisição de materiais.
2-Relacionados à processo produtivo, as medidas que caminham os produtos recebem acréscimos, transformações, adaptações, transformações, reduções, alterações e etc...E vem mudando processo de operações, para que o deposito não sofre nenhum tipo modificação ao longo de despesas. Considerando isso, o fluxo é rápido e simples em tempo de serviços e vendas.
3-Relacionados à qualidade do produto, muito importante as embalagem dos garrafões estejam lacradas, tendo como objetivo de melhores condições para seu transporte, armazenagem, distribuição, venda e consumo. Garantindo uma entrega de produto assegurando maiores números de clientes, certificando os custos e impactos dentro do sistema logístico.
...