LUDICIDADE
Casos: LUDICIDADE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mcon • 11/8/2014 • 867 Palavras (4 Páginas) • 952 Visualizações
1.1 Como você explica a necessidade da brincadeira para o desenvolvimento da criança?
(Seu texto deve fazer referência somente ao conteúdo da Aula 1; • ter entre 6/8 linhas; não deve ser copiado do texto da aula, você precisa elaborar a resposta). Valor: 0,0 a 0,3
É de extrema importância a brincadeira na infância da criança, é através dela que desperta sua imaginação, coordenação, a brincadeira permite a criança a ser criança, e desenvolver-se utilizando o corpo e seus sentidos, sentindo-se livre para criar o seu brincar.
Com a brincadeira a criança desperta seus sentimentos, a compreender o mundo, aprendizado de regras, criatividade, e interação social, são algumas das possibilidades que a brincadeira oferece comprovando a real importância dessa pratica, independente das condições que se apresentem no ambiente.
1.2 Qual o papel do professor durante as brincadeiras? (Resposta não pode ser copiada, é a sua compreensão da aula em estudo - Máximo 5 linhas). Valor: 0,0 a 0,3
Através das brincadeiras o professor consegue observar, interagir e conhecer as possibilidades da criança, a brincadeira é uma forma de transmitir conhecimento, pois a atividade lúdica é benéfica ao aprendizado.
1.3 Copie abaixo o texto de Huizinga que descreve a origem latina da palavra jogo. (Não esqueça que toda cópia de outro autor precisa constar o nome, ano e página) Valor: 0,0 a 0,3
O latim cobre todo o terreno do jogo com uma única palavra: ludus […]. Ludus abrange os jogos infantis, a recreação, as competições, as representações litúrgicas e teatrais e os jogos de azar. […] Ludus foi suplantado por um derivado de jocus, cujo sentido específico (gracejar, troçar) foi ampliado para o de jogo em geral. É o caso do francês jeu, jouer, do italiano gioco, giocare, do espanhol juego, jugar, do português jogo, jogar (HUIZINGA, 1993, p. 41).
1.4 Copie os conceitos simplificados das seguintes expressões: Valor: 0,0 a 0,4
a- Atividade lúdica: qualquer atividade espontânea da criança que resulte em alegria, diversão e prazer;
b- Brincadeira:é a ação lúdica, espontânea, momento de criação imaginária, representações variadas e de interação social;
c- Brinquedo: o objeto que instiga a criança à brincadeira, criado para este fim ou utilizado como faz de conta;
d- Jogo: refere-se à ação lúdica, sujeita a regras ou desempenho de habilidades com uma estrutura sequencial numa situação lúdica.
Atividades da Aula 02
2.1 Escreva dentro dos parênteses Verdadeira ( V ) ou Falsa ( F ) conforme considerar cada afirmativa: Valor: 0,0 a 0,8
Na Grécia Antiga, Platão em sua obra “As Leis” faz os primeiros registros sugerindo o uso dos jogos na educação da criança. Seu discípulo, Aristóteles, sintetiza numa frase o seu pensamento: “É preciso brincar para se tornar sério”.
(V )
Com a queda do Império Romano e o advento do Cristianismo (século IV), as escolas eram restritas e só ofereciam uma Educação Eclesiástica, preocupadas somente em desenvolver o intelecto e a criatividade, favorecendo a inclusão dos jogos.
(F )
Com o Renascimento (Idade Moderna) ocorrem grandes transformações culturais, sociais, políticas, religiosas e econômicas, muda o feudalismo para o capitalismo e os jogos ganham espaço nas famílias, castelos e escolas.
(V )
Os jesuítas (séculos XVI - XVIII) implantam
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