Lei De Stevin Engenharia
Trabalho Escolar: Lei De Stevin Engenharia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nabmelo • 13/2/2015 • 423 Palavras (2 Páginas) • 1.091 Visualizações
Lei de Stevin
Criada pelo físico e matemático belga Simon Sevin. Ele comprovou, experimentalmente, que a pressão exercida por um fluido depende exclusivamente da sua altura.
A Lei de Stevin está relacionada com verificações que podemos fazer sobre a pressão atmosférica e a pressão nos líquidos.
A diferença de pressão entre dois pontos de um fluído em repouso é igual ao produto do peso específico do fluído pela diferença de cota entre os dois pontos avaliados.
Exemplo
Consideremos um líquido homogêneo, cuja densidade é d, em equilíbrio sob a ação da gravidade, sendo a aceleração da gravidade. Sendo PA a pressão em um ponto A e PB a pressão em um ponto B.
Figura 1: Ilustração exemplo Lei de Stevin
Fonte: Aula Livre – Hidostrática: Leis de Stevin, Pascal e Arquimedes
http://aulalivre.net/curso/revisao-vestibular-enem/fisica/hidrostatica-leis-de-stevin-pascal-e-arquimedes.
A pressão exercida pelo fluido em um determinado ponto no seu interior é dada por Ph = ρ.g.h
Aplicação
Uma das aplicações são os vasos comunicantes. Num líquido que está no recipiente interligados, cada um deles com formas e capacidades diferentes, observamos que a altura do líquido será igual em todos eles depois de estabelecido o equilíbrio.
Isso ocorre porque a pressão exercida pelo líquido depende apenas da altura da coluna.
Figura 2: Vaso comunicante.
Fonte: UOL Educação: Lei de Stevin: Teoria e aplicações, http://educacao.uol.com.br/disciplinas/fisica/lei-de-stevin-teoria-e-aplicacoes.htm
Teorema de Pascal
Criada pelo filósofo, físico e matemático francês Blaise Pascal. O principio de Pascal aproveita os estudos da hidrostática, que mostram que num líquido a pressão se transmite igualmente em todas as direções.
Quando um ponto de um líquido em equilíbrio sofre uma variação de pressão, todos os outros pontos também sofrem a mesma variação.
Exemplo
Uma força F1 aplicada numa base é transmitida para outra base, através de uma força F2. Como P1=P2, temos F1 / A1 = F2 / A2.
Figura 3: Ilustração exemplo Teorema de Pascal.
Fonte: Aula Livre – Hidostrática: Leis de Stevin, Pascal e Arquimedes
http://aulalivre.net/curso/revisao-vestibular-enem/fisica/hidrostatica-leis-de-stevin-pascal-e-arquimedes.
Aplicação
Uma das aplicações do princípio está nos sistemas hidráulicos de máquinas e pode ser observado também na mecânica dos sistemas de freios dos automóveis, onde um cilindro hidráulico utiliza um óleo para multiplicar forças e atuar sobre as rodas, freando o automóvel.
...