Lei tributária e evasão fiscal
Trabalho acadêmico: Lei tributária e evasão fiscal. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: edy09 • 6/5/2014 • Trabalho acadêmico • 2.515 Palavras (11 Páginas) • 267 Visualizações
SUMÁRIO
1. Introdução............................................................................................................. 3
2. O objetivo de estudo das Ciência Atuariais.........................................................4
2.1 As principais características do Profissional Atuário......................................4
3. A Importância e Função da Controladoria dentro da empresa....................... 5
4. Órgão Regulamentador para o Trabalho do Atuário.........................................6
5. Regime cumulativo e Não Cumulativo do Pis e Cofins, as diferenças entre eles e o Impacto no Planejamento Tributário........................................................7
6. Elisão Fiscal e Evasão Fiscal.............................................................................. 8
7 Auditoria Interna e Externa, Aplicabilidade e Características .........................9
8 A Importância dos Controles Internos.............................................................. 10
9 .Conclusão.............................................................................................................12
10. Referencias ........................................................................................................13
1 INTRODUÇÃO
A contabilidade de hoje necessita ser muito mais especializada que antes. Pois a contabilidade é a alma de cada empresa, pois nela ficam registrados todos os atos e fatos.Tomando posse da grande importância da contabilidade, varias áreas de atuação são peças fundamentais para todo o funcionamento de uma empresa, que está diretamente ligada com mercado, e com o governo, algumas destas áreas são as Perícias Contábeis, auditoria, Controladoria, Planejamento Tributário e Ciências Atuariais, órgão regulamentador ,elisão fiscal e evasão fiscal,auditoria interna e externa,controle interno,regime cumulativo e não cumulativo,onde será observado cada um dessas áreas.
2 O OBJETIVO DE ESTUDO DAS CIÊNCIAS ATUARIAIS.
A ciência atuarial é a ciência das técnicas específicas de análise de riscos e expectativas, principalmente na administração de seguros e fundos de pensão. Esta ciência aplica conhecimentos específicos das matemáticas estatística e financeira.
Mesmo parecendo uma ciência recente, as origens da atuária (nome pela qual também é conhecida) remontam às primeiras preocupações em se criarem garantias aos indivíduos de uma sociedade e em se estudar quantidades de nascimento e morte das pessoas.
2.1 AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO PROFISSIONAL ATUÁRIO.
O profissional de Ciências Atuariais também pode atuar juntamente com Economistas e Contadores, realizando o balanço patrimonial e cuidando da Gestão Patrimonial das empresas, planejando compras, vendas e garantindo sempre a maior valorização possível dos patrimônios.
Embora pareça uma Ciência Moderna (é pouco conhecida no Brasil), as Ciências Atuariais já existem desde o Século XIX. Elas foram desenvolvidas na Inglaterra, a partir da criação da Teoria da Probabilidade dentro da Economia. A Inglaterra, na época, vivia um “boom” econômico e era o país mais rico e poderoso do mundo.
3. A IMPORTÂNCIA E FUNÇÃO DA CONTROLADORIA DENTRO DA EMPRESA.
As empresas modernas e que se preocupam com um processo de gestão bem desenvolvido, necessitam de uma estrutura organizacional bem delineada para a sua sobrevivência. Neste novo cenário surge um órgão interno cuja finalidade é garantir que as informações sejam adequadas ao processo decisório e que esteja sempre pronta a apoiar a diretoria da entidade no processo de gestão. É claro que estamos falando da controladoria!
A necessidade de manter a empresa sempre competitiva exige uma equação que une produtividade e eficiência, à alta lucratividade a custos menores; então, uma função que antes era apenas de suporte, passa a ter uma importância estratégica, mas suprir a demanda por controladoria tem sido um dos grandes problemas para as empresas.
Para ser um bom controller é necessário ter o conhecimento em gestão organizacional, de recursos humanos, supply e produção, por exemplo. Este conhecimento vem de um controle preciso de indicadores da empresa, que envolvem um melhor gerenciamento da contabilidade, dos custos, das finanças e da tecnologia da informação, dentre outros. O controle precisa envolver auditorias complexas e que cheguem ao nível de detalhes não demonstrados diretamente em relatórios contábeis.
O controller precisa demonstrar a capacidade de prever os problemas que poderão surgir e de coletar as informações necessárias para a tomada de decisões, visando à implantação de ações de melhorias. Precisa fornecer as informações em linguagem clara, simples e direta aos usuários e principalmente traduzir os fatos, uma vez que os números isolados não auxiliam a administração da empresa.
O que as empresas vêm buscando é um profissional que esteja capacitado e disposto a assumir o papel de conselheiro imparcial e não de um crítico insatisfeito.
A controladoria é um papel gerencial que precisa ser desenvolvida por um profissional contábil capacitado e com um conhecimento amplo. A busca contínua por atualização e por novas soluções são apenas o começo de um caminho para quem pretende seguir neste mercado.
4. ÓRGÃO REGULAMENTADOR PARA O TRABALHO DO ATUÁRIO
Podemos citar diversos e os mais variados exemplos, porém, nesta oportunidade, destaco alguns, como por exemplo: OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, CRC – Conselho Regional de Contabilidade, CRO – Conselho Regional de Odontologia, CRM – Conselho Regional de Medicina, entre outros, lembrando que cada qual age em sua região ou estado ou jurisdição.
Quanto às contribuições federais e sociais,
...