Lipideos
Seminário: Lipideos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 1/6/2014 • Seminário • 552 Palavras (3 Páginas) • 482 Visualizações
1. Lipídeos
1.1. Estrutura
Os lipídeos são compostos de anfipáticos, apresentam na molécula uma porção polar, hidrofílica, e uma porção apolar, hidrofóbica.
1.2. Classificação
Os lipídeos são classificados em 3 classes principais:
Lipídeos simples:
• Triacilgliceróis
• Ceras
Lipídeos compostos:
• Fosfolipídeos
• Esfingomielinas
• Cerebrosídeos
• Gangliosídeos
Lipídeos derivados:
• Esteróis
• Carotenóides
• Vitaminas lipossolúveis
1.3. Função
Armazenamento de Energia - Os lipídeos são armazenadores de energia,pois possuem baixa polaridade,são armazenados em forma concentrada na célula,sem nenhum tipo de hidratação,numa forma anidra e em valor reduzido,em comparação aos carboidratos e proteínas,pelos quais possuem grupos polares,e são armazenados na célula de forma hidratada.Por essa razão que 1 grama de lipídeos produz 9 kcal,ao contrario dos carboidratos ou proteínas que produz 1 grama com 4 kcal. Sendo assim estoques altamente concentrado de energia metabólica.
Estrutura de membranas biológicas - As membranas biológicas possuem estruturas formadas por várias camadas que atuam como barreiras de permeabilidade seletiva.Essas camadas são constituídas por moléculas de proteína e lipídeos ligadas por ligações covalentes,criando compartimentos individualizados,contendo toda célula ou parte delas com algumas organelas.O colesterol e os graxos insaturados são os principais responsáveis pela manutenção do fluido das membranas.Os lipídicos de maior ocorrência são os fosfolipídeos,glicolipídeos e colesterol.
Composição de alguns hormônios - Os hormônios são diferentes moléculas que controlam diferentes atividades de células em organismos multicelulares. Componentes lipídicos como os ácidos graxos, esteróis, fosfolipídeos fazem parte da estrutura de vários hormônios. Um exemplo, o ácido araquidônico, de 20 carbonos e 4 dupla ligações, é um percursor dos eicosanóides atuando como hormônios locais, dentre os quais são prostaglandinas e os tromboxanos.
Facilitadores do transporte e absorção de vitaminas lipossolúveis - Facilitam o transporte e absorção dessas vitaminas devido a natureza de baixa polaridade das vitaminas lipossolúveis, esses lipídios auxiliam no transporte e atuam como agentes de solubilização parcial das vitaminas A, D, E e K.
Cofatores enzimáticos - A vitamina K atua como coenzima na carboxilação de certos resíduos de ácidos glutâmico de algumas proteínas envolvidas no processo de coagulação sanguínea.
Transportadores de elétrons - envolvido no transporte de elétrons a ubiquinona, também conhecida como Coenzima Q, ou UQ que age na cadeia respiratória. Essa ubiquinona é uma benzoquinona com uma cadeia lateral isoprenoide muito longa.
Agentes emulsificantes - funcionam como agentes emulsificantes por ação e sais biliares no intestino delgado.
Pigmentos que absorvem radiações luminosas - são os pigmentos acessórios presentes nos cloroplastos de vegetais, responsáveis pela captação de energia solar em comprimentos de onda diferentes daqueles capitados pela clorofila.
Uma outra função seria funcionar como ancoras hidrofóbicas e mensageiros intracelulares.
1.4. Metabolismo
O metabolismo das gorduras constituem a mais importante reserva de energia dos organismos animais. Elas são armazenadas principalmente pelas células do tecido adiposo, os adipócitos ,na forma insolúvel. Encontrando se em constante síntese e degradação.
Esses triacilgliceróis servem aos adipócitos como percursores para a biossíntese das gorduras, a partir das lipoproteínas, que são formadas no fígado e no intestino e transportadas pelo sangue. A lipase lipoprotéica, se localiza na superfície interna dos capilares sanguíneos, separando esses triacilgliceróis em glicerol e ácidos graxos, que são captados pelos adipócitos e sintetizados novamente em gorduras.
A degradação de gorduras é catalizada nos adipócitos pela lipase hormônio sensível, uma enzima que é regulada por diferentes hormônios. A quantidade de ácido graxos liberados por esse tecido depende da atividade dessa lipase,regulando os níveis desses ácidos no plasma.
No plasma sanguíneo, os ácidos são transportados de forma livre, não esterificados. Apenas os de cadeia curta estão dissolvidos no sangue, já os de cadeia longa, ação menos solúveis na água, pois estão ligados a albumina.
...