Lista de Exercício Química Geral
Por: Augusto Cesar Albino Xavier • 26/8/2021 • Pesquisas Acadêmicas • 773 Palavras (4 Páginas) • 168 Visualizações
[pic 1] UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO DEPARTAMENTO DE AGROTECNOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS |
4ª Lista de Exercício Química Geral I Profa. Roberta Pereira
Augusto Cesar Albino Xavier
- Porque ocorrem as ligações químicas?
- O que é ligação iônica? Como ela se forma?
- O que diz a regra do octeto?
- Quais as diferenças básicas entre ligações covalentes e ligações iônicas e quais são os elétrons envolvidos nas ligações?
- Faça a distribuição eletrônica do 19K (potássio) e o 35Br (bromo) e mostre como se forma a ligação iônica entre eles? O composto formado obedece à regrado do octeto? Explique.
- Faça a distribuição eletrônica do 12Mg (magnésio) e o 8O (oxigênio) e mostre como se forma a ligação iônica entre eles? O composto formado obedece à regrado do octeto? Explique.
- Faça a distribuição eletrônica do 9F (flúor), do 17Cl (cloro) e do 8O (oxigênio) e mostre como se forma a ligação covalentes do F2, Cl2 e O2? A s moléculas formadas obedecem à regrado do octeto? Explique.
Respostas:
1. Os elementos químicos querem ter a mesma quantidade de elétrons que os gases nobres, e assim ficarem estáveis (oito elétrons na última camada). Os átomos realizam ligações químicas, procurando perder, ganhar ou compartilhar elétrons da camada de valência ate atingirem a configuração do próximo gás nobre.
2. A ligação iônica é formada pela atração eletros tática entre íons de cargas opostas, positivos (cátions) e negativos (ânions). Nesta ligação a transferência de elétrons é definitiva. A ligação iônica ocorre quando um elemento metálico reage com um ametálico.
3. A regra do octeto, fundamentada na chamada teoria do octeto, é uma regra química simples, segundo a qual os átomos tendem a combinar -se de modo a ter, cada um, oito elétrons na sua camada de valência, ficando com a mesma configuração eletrônica de um gás nobre.
4. A ligação iônica ocorre quando um átomo precisa perder elétrons para se tornar estável. Ao perder elétron da última camada, o átomo fica com estrutura elétrica de carga positiva (cátion); ao receber elétron, ele fica negativo (ânion). *um átomo só perde elétron quando encontra outro disposto a receber. A ligação covalente ocorre quando 2 átomos precisam ganhar elétrons. Quando ocorre a associação, eles passam a compartilhar elétrons.
5. Potássio 19 K=2 L=8 M=8 N=1 (Cátion, vai perder esse 1 elétron e ficar com excesso de carga positiva). Bromo 35 K = 2 L= 8 M = 18 N = 7 (Ânion, vai receber esse 1 elétron que o Potássio perdeu e ficar com excesso de carga negativa). Ambos os elementos tornaram-se estáveis com 8 elétrons na sua ultima camada eletrônica, seguindo a teoria do octeto.
...