Literatura Na Formação Do Leitor
Ensaios: Literatura Na Formação Do Leitor. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 20/2/2015 • 891 Palavras (4 Páginas) • 951 Visualizações
Disciplina: Literatura na Formação do Leitor
Caros alunos,
Apresentamos algumas questões, visando à sistematização dos conteúdos relativos às Aulas 1 a 7. Leia os enunciados com atenção, retorne à leitura das aulas e procure desenvolvê-las da melhor maneira possível. De modo a alcançar resultado satisfatório, desenvolva suas respostas com coerência, com coesão e com adequada fundamentação teórica. Não serão aceitas respostas que se limitem à cópia dos módulos. Bom trabalho e procure devolver a AD1 no prazo estipulado, até o dia 07/03.
Questão 1: (valor: 2,5).
Um dos objetivos da aula 4 consistiu em compreender as relações entre leitura e literatura na escola. Selecione um texto teórico por meio do qual se discuta essa relação. Digite-o ou anexe-o à prova. Em seguida, identifique as principais ideias ali contidas, relacionando-as com o conteúdo de nossa disciplina.
O texto em anexo está relacionado com o objetivo da aula 4, quando enfatiza a dificuldade da leitura na escola, levando-se em consideração que os alunos não tem esta cultura. Veja o que o texto diz: “Acostumados com a obrigatoriedade de ler um livro por bimestre para preencher fichas de leitura e posteriormente fazer provas e testes, os alunos associam os livros a tarefas repetitivas e maçantes”... . (pag 1). A dificuldade vem do fato da criança não ser apresentada ao livro antes de iniciar sua vida escolar e quando esta começa por vezes a leitura o é apresentado de forma obrigatória e maçante, o que conseqüentemente os afastará do habito de ler tornando-os apenas ledores. Para mudar esta realidade é necessários que os educadores sejam criteriosos no momento em que escolhem os textos para trabalhar com os alunos, colocando neles a sua alma de leitor, não deixando que fatores externos, tais como falta de política públicas e precariedade de instrumentos materiais (embora sejam fatores de peso negativo), impeçam esta harmoniosa relação literária.
Questão 2: (valor: 2,5)
Nesta parte, conceitue leitor e leitura na perspectiva teórica e metodológica da disciplina Literatura na Formação do Leitor. A seguir, indique um texto literário que tenha marcado sua formação de leitor nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Ao longo de sua dissertação, ilustre com passagens do texto selecionado. Assinale, em acréscimo, os aspectos mais importantes relacionados ao conteúdo e à forma do texto.
O leitor não é apenas aquele capaz de ler um livro inteiro, e sim aquele capaz de interpretar e sonhar com apenas uma frase. A leitura não deve ser um critério apenas para que o individuo conste estatisticamente como letrado, mas para que torne-se algo essencial na sua maneira de “ler” o mundo.
Na minha formação como leitora o texto literário que me marcou foi “O menino do dedo verde”, me encantei com a história do menino que mesmo em meio ao luxo, era sensível aos problemas alheios e como ele usava seus dotes em benefícios dos outros. Veja os seguintes trechos:
“Em que você está pensando Tistu? – perguntou-lhe um dia Dona Mamãe. Tistu respondeu: - Estou pensando que o mundo podia ser bem melhor do que é.”
“Aprendi que a medicina não pode quase nada contra um coração muito triste. Aprendi que para a gente sarar é preciso ter vontade de viver. Doutor, será que não existem pílulas de esperança?”
“Para cuidar direito dos homens é preciso amá-los bastante.”
Este livro traz uma linguagem literária muito marcante embora sendo uma obra fictícia, e uma mensagem de paz e amor ao próximo é transmitida de forma poética e ao mesmo tempo muito clara.
Questão 3: (valor: 2,5)
Nesta parte, reflita e comente o tema geral da aula 6: Leitura e literatura na escola 3: “aprendemos “ a ler na escola?
Não necessariamente aprendemos a ler na escola, pois o ato de ler pode ser desencadeado pela criança antes mesmo que ela conheça as primeiras letras. Mas a escola é o instrumento para a formação de leitores, quando corretamente utilizadas as praticas literárias, afim de criar leitores prazerosos, que tenham censo critico e capacidade de reflexão.
Questão 4: (valor: 2,5)
Para o autor Ítalo Calvino (1993), “ um clássico é um livro que nunca terminou de dizer aquilo que tinha para dizer”(p.11). Relacione cinco livros que você considere clássicos. Contextualize os autores e comente de forma breve como poderiam formar leitores na escola. (CALVINO, Ítalo. Por que ler os clássicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1993).
Familia de Marcelo – (2001) de Ruth Rocha - É um clássico que trata de assuntos pertinentes a semelhanças e diferenças entre pessoas, fala de cooperação e respeito.
Fabulas de Esopo ( 620-560 ac) – São textos que trazem formas de educar moralmente através de contos simples com por exemplo A tartaruga e a Lebre.
Branca de Neve (1812) irmãos Grim – É um conto de fadas que além de instigar a imaginação em relação ao amor eterno, traz lições de amizade e afeto e ainda a vitória do bem contra o mal.
O pequeno Príncipe (1943) Antonie Sant Exupery - Este é um eterno clássico que traz lições de amor e amizade.
O menino maluquinho (1980) Ziraldo – O autor traz a família como suporte para a infância feliz do menino.
...