Livro La Bodega
Trabalho Escolar: Livro La Bodega. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Yasmin02 • 16/8/2013 • 613 Palavras (3 Páginas) • 479 Visualizações
O livro La Bodega do autor Noah Gordon, conta a história do personagem Josep, um vinicultor que, sai da França e vai atrás de suas terras na Espanha.Quando descobre que seu pai morreu, ele vai atrás de suas terras, que oficialmente pertence ao irmão Donalt. Ai começa a trama, onde ele conta seus romances, e a injusta ida à França.
O autor, expressa nessa obra o seu amor pela Espanha, isso fica nítido no decorrer da trama.
A narrativa é expressa com palavras simples e fáceis de compreender, Noah Gordon tem o poder de nos transportar através do livro, enquanto líamos nos sentíamos dentro da história, sem contar o cenário belíssimo que o autor descreve.
A mistura da narrativa entre vinhos, política e romance deixou a história mais fascinante e intrigante.
CATALUÑA E REGIÕES
O livro de Noah Gordon La bodega, mostra: Priorato, Penedés.Cataluña.
Cataluña é uma sub-região da Espanha, é a maior área com vinícolas DO, especializada em espumantes, e muito reconhecido hoje em dia. A Cataluña produz 85% dos espumantes da Espanha.
Priorato: O clima nessa região é muito definido, com verões muito quentes e secos, com noites bastante frias. Com em média 1000 mil hectares. A maioria dos vinhedos existe a mais de cem anos. O solo é de ardósia, chamado de llicorella. As uvas emblemáticas são Garnacha e Cariñena, de vinhas antigas e Cabernet Sauvignon e Syrah de vinhas mais jovens. ‘’Os vinhos são marcantes, com um teor alcoólico elevado e taninos muito finos. ’’ (Marcelo Copello)
Vilafranca Del Penedes: O clima mediterrâneo da região influencia num bom terroir, seu solo é de calcário. A região é situada na costa do mediterrâneo, entre Barcelona e Tarragona,. A região possui em média 33400 mil hectares é a mais importante região produtora da Cataluña. Faz. Suas uvas emblemáticas são Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc.
ÁNALISE COMPARATIVA:
Noah Gordon cita no livro ‘’la bodega’’ duas regiões vinícolas, Languedoc Roussillon, e Aldeia de Santa Eulália, uma cidade criada pelo autor.
O autor criou a cidade de Santa Eulália, que na verdade corresponde a Vilafranca Del Penedes na Espanha.
Essa região é famosa por produzir espumantes, já o autor diz que o vinhedo é conhecido por vinhos de baixa qualidade. Observando o terroir da região, percebemos que é ideal para o cultivo de vinhos de ótima qualidade. (invernos rigorosos e secos e um verão quente e sem chuva).
Josep junta três vinhedos e começa a sua busca por fabricar um vinho de qualidade, e não vinagre como a região estava acostumada a encontrar. Seu pai e vizinhos não conheciam as técnicas para não deixar o vinho azedar, Josep conhece como faz e começa a aplicar em seu vinhedo.
Languedoc Roussillon está situada na região sul da França, fazendo fronteira com Provence. A região é conhecida
...