Livros Contábeis
Exames: Livros Contábeis. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: buschmann • 25/9/2014 • 2.350 Palavras (10 Páginas) • 302 Visualizações
LIVROS TRABALHISTAS
Livro de Registro de Empregados (podendo ser substituído por fichas)– Finalidade:
O registro de empregados é um dos meios utilizados para comprovação de tempo de serviço perante a Previdência Social, servindo também para provar a vinculação entre empregado e empregador. Atualmente, o registro pode ser feito em livro ou ficha, bem como através de sistema informatizado.
Qual é o órgão de registro?
Não é mais necessário registrar, só se haver uma fiscalização que ai será registrado pelo fiscal do DRT.
Quais são as formalidades necessárias?
a) nome do empregado;
b) data de nascimento;
c) filiação;
d) nacionalidade e naturalidade;
e) número e série da CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social;
f) número de identificação do cadastro no PIS – Programa de Integração Social ou no PASEP – Programa de Formação do Patrimônio do Serviço Público;
g) data de admissão;
h) cargo e função;
i) remuneração;
j) jornada de trabalho;
l) férias; e
m) acidente do trabalho e doenças profissionais, quando houver.
O registro do empregado deve estar atualizado e obedecer a numeração seqüencialmente por estabelecimento.
Livro de Inspeção do Trabalho – Finalidade
A inspeção do trabalho destina-se a fiscalizar e assegurar o cumprimento das disposições legais, no que refere à proteção dos trabalhadores no exercício das atividades. Em outras palavras, é através da fiscalização que se verifica se as empresas estão cumprindo a legislação de proteção ao trabalhador.
Qual é o órgão de registro ?
Os Agentes da Inspeção do Trabalho, quando de sua visita ao estabelecimento empregador, autenticarão o Livro de Inspeção do Trabalho que ainda não tiver sido autenticado, sendo desnecessária a autenticação pela unidade regional do Ministério do Trabalho.
Quais são as formalidades necessárias?
a) o livro deverá ser encadernado, em cor escura, tamanho 22 x 33 cms.;
b) conterá o livro 100 (cem) folhas numeradas tipograficamente, em papel branco acetinado, encorpado e pautado, conforme modelo nº 1, que acompanha esta Portaria;
c) as folhas 1 (um) e 100 (cem),conterão, respectivamente, os termos de abertura e encerramento, efetuados pela empresa ou empregador, conforme modelo ns. 2 e 3.”
LIVROS CONTÁBEIS
Livro diário– Finalidade
O livro Diário é obrigatório pela legislação comercial, e registra as operações da empresa, no seu dia-a-dia, originando-se assim o seu nome.
A escrituração do Diário deve obedecer as Normas Brasileiras de Contabilidade.
Sua inexistência, para as empresas optantes pelo Lucro Real, ou sua escrituração em desacordo com as normas contábeis sujeitam a empresa ao arbitramento do Lucro, para fins de apuração do Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o Lucro.
Qual é o órgão de registro?
Junta Comercial do Paraná.
Quais as formalidades necessárias?
No Livro Diário devem ser lançadas, em ordem cronológica, com individualização, clareza e referência ao documento probante, todas as operações ocorridas, e quaisquer outros fatos que provoquem variações patrimoniais.
Observada esta disposição, admite-se:
• a escrituração do livro por meio de partidas mensais;
• a escrituração resumida ou sintética, com valores totais que não excedam a operações de um mês, desde que haja escrituração analítica lançada em registros auxiliares.
• No caso de a entidade adotar para sua escrituração contábil o processo eletrônico, os formulários contínuos, numerados mecânica ou tipograficamente, serão destacados e encadernados em forma de livro.
Livro Razão – Finalidade
O Livro Razão é obrigatório pela legislação comercial e tem a finalidade de demonstrar a movimentação analítica das contas escrituradas no diário e constantes do balanço.
Qual é o órgão de registro?
Não há necessidade de registro do Livro Razão. Entretanto, o mesmo deve conter termo de abertura e encerramento, com a assinatura do contabilista e do responsável pela empresa.
Quais são as formalidades necessárias?
As formalidades da escrituração contábil estão expressas no Decreto Lei 486/1969.
LIVROS FISCAIS MUNICIPAIS
Livro de Iss – Finalidade
Tem por finalidade demonstrar e registrar os serviços prestados e tomados para controle da própria empresa.
Qual é o órgão de registro?
Não há necessidade de registro, só se for requisitado, mas a necessidade de declarar nos sites dos dos municípios para pagamento.
Quais as formalidades necessárias?
Deixar expostos os valores dos serviços prestados.
LIVROS FISCAIS ESTADUAIS
Livro de Registro de Entradas– Finalidade
O Livro Registro de Entradas é obrigatório para todas as empresas comerciais, estabelecido pelo Regulamento do ICMS de cada estado, com o objetivo de registrar as notas fiscais de entradas, destacando-se os ICMS incidentes pelas compras.
Qual é o órgão de registro?
O livro deve ser assinado e carimbado, mas só deverá ser escriturado no sistema eletrônico.
Quais as formalidades necessárias?
I - na coluna “Data da Entrada”: data da entrada
...