Logistica
Por: thata_elo2 • 8/9/2015 • Trabalho acadêmico • 4.256 Palavras (18 Páginas) • 158 Visualizações
[pic 1]
Sequência Operacional
Ordem, Planejamento e Logística de Produção
- Criação: Coordenadora de Estilo| Equipe de Estilo | Equipe de Marketing|Equipe Comercial.
- Compra de matéria prima pilotagem: Equipe de Estilo e PCP.
- Modelagem: Responsáveis pela modelagem e assistentes.
- Pilotagem: Responsáveis pela pilotagem.
- Controle de Entrada|saída peças Piloto: Equipe de Estilo.
- Ficha Técnica (Empenho no sistema e Ficha no Corel): Equipe de ficha técnica.
- Tag e Cartela para mostruário: Equipe de ficha técnica.
- Consumo peça piloto Manual|audaces: Responsável pelo corte e Responsável Risco e graduação.
- Cadastro de Referencia e custo: Ficha Técnica e PCP.
- Referenciar c/ Tags e aplicar preços de peças no sistema: Expedição.
- Envio de mostruário para Show Room: Expedição.
Período Vendas Show Room – Caso seja feito a produção de duas entradas de mostruário (Ex: 1°Entrada Minas Trend e 2° Entrada Show Room São Paulo), a sequencia operacional n°1 aos 11 se repete, alterando assim as datas de planejamento, rever cronograma de semanas.
- Pesquisa fotos para lookbook| e definição de profissionais: Coordenadora de Estilo | Equipe de Estilo | Equipe de Marketing.
- Explosão de matérias primas: Equipe Ficha Técnica e PCP.
- Provas de roupas e revisão das peças para liberar produção: Coordenadora de Estilo | Equipe Ficha Técnica.
- Fechamento de grades p/ compra e explosão de Materiais: Gerência e PCP.
- Liberação de grade para corte e criação de OP’s: PCP
- Graduação Encaixe e Risco p/ liberar o corte de produção: Responsável por risco e corte.
- Distribuição de Risco e ficha de aviamento: PCP.
- Separação de aviamentos para produção: Almoxarifado.
- Revisão de Risco e separação de tecidos para corte de Op's: Equipe de Corte, supervisionados por Responsável de Corte.
- Etiquetagem e conferência de partes moldes para produção: Equipe de Etiquetagem, supervisionados por Responsável de corte.
- Distribuição de Saída e Entrada de Facção | Controle de movimentação de Op’s: Responsável de Costura e PCP.
- Acabamento e Controle de Qualidade: Equipe Acabamento.
- Finalizar Op e Entrada no Estoque: PCP e Expedição.
[pic 2]
Prioridade de Corte e programações:
A prioridade de corte acontecerá depois de uma analise de toda coleção pelo PCP c/ auxilio da ficha técnica, separando prioridades de serviços terceirizados, tais como bordado, estamparias, cortes a laser, aplicação de termocolantes, lavandeira e outros.
O setor comercial e Coordenador (Claiton e Monica) irão definir quais os grupos de estampas de modelos que serão enviados para corte de acordo com o calendário de semanas, exemplo:
- Grupo Pasley Selvagem - Corte Semana 23 à semana 24.
- Grupo D'azur - Corte Semana 25 à semana 26.
- Grupo Versalles - Corte Semana 27 à semana 28.
Lembrando que somente as OP'S c/ serviços terceirizados serão cortadas na frente devido ao tempo de produção, qualquer corte indevido colocado na fila deve ser informada a diretoria e a coordenadora de Estilo, pois encaixar uma produção de corte não programada acarretará na desestruturação do calendário e do planejamento inicial, prejudicando a entrega de outros lotes para o cliente final, pois será produzido fora do tempo.
[pic 3]
Processos de produção conforme sequencia operacional.
Processos Nº 1 ao Nº 24
- - Nº 1 ao Nº 5:
- Pesquisa de Tendências: Uma forte pesquisa de mercado, com pontos fortes sobre peças atemporais e temporais. Com um planejamento de influencias de cores e desenhos que serão usados na estação atual (Monica e Lucas).
- Desenvolvimento de Estampas Corridas e Localizadas: Definição do grupo de estampas que será trabalhado na coleção e as novas formas de estampas localizadas (Monica e Lucas).
- Atendimento de fornecedores matéria prima p/ pilotagem: Busca por preços e novos materiais que agreguem valor aos nossos produtos, junto às bases de linha que sempre trabalhamos. (Coordenadora e Equipe de Estilo)
- Compra de Pedido de Pilotagem: Compra de todos os aviamentos e tecidos usados para mostruário (Equipe de Estilo será responsável por passar todos os pedidos e cobrar e correr atrás de todos os responsáveis para cumprir todas as datas).
- Desenvolvimento de Desenhos roupas, acessórios, bordados e Etc: Depois da compra de Tecido e aviamentos, serão definidos os desenhos e suas bases de acordo com a pesquisa, em seguida passado para a modelagem com todas as especificações necessárias, sempre respeitando a data do cronograma de semana (Coordenadora e Equipe de Estilo). O setor de estilo terá que cumprir com a quantidade estipulada de desenhos por dia - não pode quebrar a o cronograma de semanas.
- Modelagem: Fará os moldes de todos os desenhos desenvolvidos pelo estilo, respeitando todas as especificações escritas na ficha. As modelistas e assistentes do setor devem respeitar os prazos do cronograma de semana. Assim que a modelagem for aprovada ela deve ser digitalizada e caso tenha alguma alteração esse ajuste será feito diretamente no sistema, evitando assim o acumulo de serviços no momento da graduação para liberar cortes de Op.
As modelagens deverão ser organizadas em araras (todas em embalagem plástica c/ referência e ficha desenho - nunca em caixa, pois há uma dificuldade gigantesca de procurar para fazer consumo no momento do custo).
(Equipe de Modelagem e assistentes) - Ao final do dia o setor de estilo receberá o número de moldes feitos por dia.
- Corte de Piloto: Todos os moldes serão passados para a responsável em cortar peças pilotos, seguirá uma fila de corte que deverá ser feita a risca, caso não tenha a base correta, enviar para o setor de estilo imediatamente o molde para escolha de uma base semelhante para pilotagem. Hoje o corte é feito por a responsável geral do corte, deverá ser feito um treinamento qualificado de outra pessoa do setor, pois a responsável deve cumprir com suas obrigações gerais do setor, sobrando tempo assim somente para supervisão da pessoa designada para o corte de pilotos. Final do dia o setor de estilo receberá o número de pilotos cortados ao dia.
- Pilotagem: Confecção de todas as modelagens deverá ser acompanhada assiduamente por as modelistas responsáveis. Quando a pilotista recebe os moldes ele deve conferir todas as partes, caso esteja faltando algo, não comece a fazer leve para a modelista responsável até ser resolvido e retornar ao setor.
Final do dia o setor de estilo receberá o número de pilotos cortados ao dia.
- Controle de Entrada|Saída peças Piloto : O setor de estilo junto a Coordenadora é o setor responsável pela data de entrega de todas as pilotos para a ficha técnica. Com o uso de tabelas que mostrem o rendimento diário, conseguiremos controlar as datas e o ganho de produtividade na empresa, não acontecendo assim sumiços de peças pilotos. E todas as referencias de pilotos devem tem uma ordem numérica que vai do 1 ao 500.
[pic 4]
Processos de produção conforme sequencia operacional.
...