Logistica reversa
Por: Paula Favato • 15/8/2015 • Projeto de pesquisa • 966 Palavras (4 Páginas) • 269 Visualizações
PAULA DOS SANTOS S. FAVATO – RA 1133826[pic 1]
LOGÍSTICA - EAD
Cadeia de Suprimentos e Logística Reversa
Vitoria
2015
PAULA DOS SANTOS S. FAVATO – RA 1133826
Cadeia de Suprimentos e Logística Reversa
Vitoria
2015
Introdução
Nesse trabalho abordarei a logística reversa da empresa Lojas Silvato, uma empresa que segue um pouco do padrão de reciclagem, porém é um pouco atípica. A empresa está no mercado há cerca de 20 anos, fornecendo produtos para um determinado tipo de cliente. Ainda se preocupa com o bem estar de seus funcionários, como alimentação própria da empresa, transporte e saúde. Acredito que deveriam existir mais empresas preocupadas com o bem estar do funcionário e com a rede de localização da mesma.
- Sobre a empresa visitada
Para o desenvolvimento desse projeto busquei informações com o responsável direto da empresa, que lida com o processo de logística reversa.Na visita à empresa, me recebeu muito bem e abordou temas que desconhecia. Eles trabalham com a recepção das mercadorias para vendas e acomodam ou reciclam produtos não mais utilizáveis. E seu público alvo são os Militares. Situada na Avenida Maruípe, 2160, Bairro Itararé, Vitória-ES.
- O trabalho feito pela empresa
Todos os tecidos utilizados na fabrica são pré definidos pela PM, na maioria das vezes, inclusive, os fornecedores já são pré definidos. Quando existe opção de escolha dos fornecedores, normalmente os elegem por valores e prazo de entrega. A projeção de quantidade de farda a ser produzida é feita por alguns fatores específicos como: Abertura de Curso de Formação, Cursos de Aperfeiçoamento, Formaturas e outros eventos da Polícia. Quando não tem eventos, procuram manter uma quantidade satisfatória em estoque para atender o movimento diário normal.
1.2 Escolhas dos Tecidos e Estocagem
Existe uma particularidade nos tecidos, a cada pedido existem nuances diferentes. Normalmente é necessário ser feito a venda de calça e camisa juntos para ter problemas do conjunto ficarem diferentes. A Empresa possui um estoque próprio para armazenamento, que fica muito próximo do imóvel da empresa, estocando os rolos de tecidos e quando uma produção se faz necessária, solicitam aos encarregados que coloquem os rolos na fábrica e inicia-se a produção.
- 3 Prévia análise da empresa
Fazendo uma análise SWOT temos como indicadores no seu ramo de atuação os seguintes indicadores;
Strengths(Forças)
- Mão-de-obra qualificada na fabricação com treinamento especializado
- Bom espaço para o armazenamento dos materiais
- Posicionamento estratégico próximo aos principais clientes
- Área apropriada ao crescimento futuro do empreendimento
Weaknesses (fraquezas)
- Falta de estacionamento para os clientes
- Em muitos casos, a determinação de um fornecedor específico pode atrapalhar o processo
- Imóvel alugado faz com que algumas mudanças físicas no espaço de venda da loja seja limitado
Opportunities(oportunidades)
- Pelo menos na teoria, é um mercado que está sempre em crescimento visto que normalmente formam-se mais militares do que se aposentam
Threads(ameaças)
- Auto índice de inadimplência
- Cada vez mais empresas surgindo no mercado
- Estrada com constante congestionamento e obras.
Ao avaliar os itens acima citados pude perceber que o único melhoramento a ser feito somente é um espaço para clientes estacionarem seus veículos, sem a preocupação com os constantes assaltos.
- Responsabilidade Ambiental
Ao retratar a linha de atuação da empresa nota-se a importância do reaproveitamento e normas de responsabilidade ambientais. O lixo orgânico é enviado para uma propriedade rural para que sejam reutilizados, os restos de tecidos são doados para artesanato e outros tipos de lixo são descartados normalmente, exceto o papelão que é enviado para reciclagem ou doado.
...