Lucro
Projeto de pesquisa: Lucro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: caio9999 • 8/10/2014 • Projeto de pesquisa • 1.988 Palavras (8 Páginas) • 242 Visualizações
INTRODUÇÃO
Uma empresa de consultoria em gestão administrativa firmou um contrato com uma empresa varejistas de alimentos (Hoterdan - Hipermercado) com atividades no interior de São Paulo/SP. Os diretores da empresa haviam acabado de encerrar a reunião trimestral, e tinham concluído que era preciso fazer alguma coisa para melhorar as operações.
Os lucros estavam caindo há quatro trimestres consecutivos. As vendas haviam sido muito boas nesse periodo, mas aparentemente os custos estavam fora de controle.
A consultoria utilizou dois meses analisando as operações da empresa. Todos os colaboradores foram entrevistados, do presidente ao operacional. Com os estudos levantados conseguiram chegar a seguinte conclusão.
“Desde sua fundação, a empresa segue uma política de promoções internas, seguindo frequentemente indicações e ligações políticas. O principal critério aparentemente é a competência técnica, tanto nos níveis superiores como inferiores. Não é raro encontrar diretores e gerentes de nível intermediário nas áreas operacionais examinando e comentando problemas técnicos. Desta forma, infelizmente, sobra pouco tempo para gerenciar. Na realidade, as funções gerenciais como planejamento, organização e controle praticamente não recebem atenção. A empresa necessita de um influxo de pessoas externas para a administração, que dêem menos atenção aos aspectos técnicos e mais ao lado gerencial.”
Destacando que se trata de uma empresa regional que iniciou suas atividades como um supermercado, cresceu e após vinte anos detém 70% domercado de sua cidade na venda de alimentos, eletrodomésticos e eletroeletrônicos (Hipermercado). O objetivo de médio prazo é tornar-se uma rede com abrangência estadual, porém, a diretoria executiva entendeu, a partir do resultado da consultoria, que a profissionalização é primordial. Segue informações atualizadas da empresa :
A estrutura da empresa tem características funcionais, tendo por base a similaridade de tarefas, habilidades, recursos e conhecimentos necessários para o desempenho de cada função. Informando que:
Presidência;
Diretorias: Financeira (1), Compras (1), Operações (1);
Gerências (8): Mercearia e Secos e Molhados (1); Hortifrutícola (1);
Padaria (2); Linha Branca/Marrom (1);; Armarinho e Textil (1),
Açougue e Peixaria (1); Segurança (1).
Total de colaboradores: 176 no total => Financeira (5); Compras (6) e
Operações (165);
Operações - Total de Colaboradores => Mercearia (15); Hortifrutícola (15);
Padaria (20); Linha Branca/Marrom (30); Secos e Molhados (20); Armarinho
(5); Textil (5), Açougue (20) e Peixaria (15) e Segurança (20).
A estrutura política mobiliza poder - coalizações políticas entre
departamentos é frequente. Em muitas situações a política se sobrepõe aos
canais formais de autoridade e poder.
A partir dos resultados dessa consultoria, a diretoria executiva do Hipermercado (Hoterdan - Hipermercado) abriu processo seletivo e contratou você como Diretor Administrativo e de Projetos para desenvolver: modelagem da estrutura; capacitação e/ou desenvolvimento de competências gerenciais (níveis –operacional, médio e estratégico).
Desenvolvimento
Treinamento e desenvolvimento profissional
A necessidade de rever onde estava o erro para os lucros estarem caindo há quatro trimestres consecutivos, se a vendas estavam boas e os custos elevados. Esse foi um dos principais objetivos que levou os varejistas de alimentos (Hoterdan – Hipermercado) a implantar um Plano Diretor de Treinamento, que passou a fazer parte do Planejamento Estratégico de Gestão de Pessoas.
Na prática, a implantação do Plano Diretor de Treinamento foi bem participativa. Primeiro se reuniram os integrantes da área de Desenvolvimento Humano e do Sistema Integrado de Gestão – SIG, para que fosse realizada a elaboração das políticas e dos procedimentos conforme as normas da ISO. Depois, ocorreu a fase da aprovação da diretoria do Hoterdan. Com o plano aprovado, realizar um treinamento com todos os gerentes da empresa e, por último, o plano em prática, sempre monitorando o processo conforme os parâmetros estabelecidos.
Dessa forma, a implantação do Plano Diretor de Treinamento vai ter que trabalhar bastante para superar este desafio logístico. Para isso, criaremos um trabalho de desenvolvimento de lideranças denominado “Programa de Desenvolvimento Gerencial – PDG”. Esta iniciativa envolvera todos os gerentes da empresa e investir no aprimoramento dos aspectos gerenciais, tendo uma carga horária de 100 horas. Um dos módulos do PDG foi exclusivamente focado na capacitação dos gerentes para o monitoramento do plano.
O Plano Diretor de Treinamento será elaborado de maneira participativa, utilizando os recursos internos da organização e sem necessidade de uma consultoria externa. A Gerência de Desenvolvimento Humano adotou esta sistemática tendo em vista o aproveitamento das competências e potenciais internos e de implantar um plano com a cara da empresa. Com isso, as partes gerenciais terá muito mais atenção e irar colocar pessoas especificas para cuidar da parte técnicas.
Como uma das políticas da Hoterdan preconiza a busca permanente da evolução tecnológica e o aprimoramento de seus profissionais, a proposta
...