Lucro Real
Artigos Científicos: Lucro Real. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rafaraguti • 8/8/2013 • 2.200 Palavras (9 Páginas) • 887 Visualizações
SUMÁRIO
LUCRO REAL 5
Conceito 5
Data de Apuração 5
Principais Características 5
Apuração do Lucro Real 5
Definição de Receita Bruta 6
Exclusões Receita Bruta 7
Acréscimos a Base de Calculo 7
Principais Vantagens 8
Deferimentos de Lucros e Ganhos e Apropriação de Despesas Incorridas 8
Opção por Incentivos Fiscais 9
Distribuição aos Sócios do Lucro 9
Principal Desvantagem 9
Aplicação dos Percentuais 9
Atividades Diversificadas 10
Empresas Prestadoras de Serviços 10
Condições para Redução do Percentual 10
SIMPLES NACIONAL 11
Conceito 11
Vedações 13
Vantagens 13
LUCRO PRESUMIDO 15
Conceito Período de Apuração 15
Opção de Tributação 16
Percentuais Aplicaveis sobre Rec Bruta 16
Conceito de Rec Bruta e Exclusões 18
Acréscimos das demais Receitas 19
Aliquotas 20
Deduções IR devido 20
Pagamento do Imposto 20
Obrigações Acessórias 21
Lucros Distribuídos 22
LUCRO ARBITRADO 22
Conceito 22
Periodo de Apuração 23
Aplicação 23
Forma de Opção pelo Contribuinte 23
Hipóteses de Arbitramento 24
Critério de Apuração do Lucro Arbitrado 25
Calculo do Arbitramento 25
Ganhos no Exterior 25
Apresentação da DIPJ 26
Lucros no Exterior 26
Distribuição de Lucros 26
CSLL 27
CONCLUSÃO 27
Referencias 28
LIVRO DE APURAÇÃO DO LUCRO REAL (LALUR)
1. FINALIDADE
O livro de Apuração do Lucro Real (LALUR) existe para assegurar a separação entre a escrituração comercial e a fiscal, prevista no § 2° do art. 177 da Lei n°6.404/76 (Lei das S/A).
No LALUR, a pessoa jurídica deverá:
• Lançar os ajustes do lucro líquido do período-base (apurado na escrituração comercial), necessários para a determinação do lucro real (base de cálculo do Imposto de Renda);
• Transcrever a demonstração do lucro real;
• Manter os registros de controle dos prejuízos fiscais a compensar em períodos-base subseqüentes, do lucro inflacionário a realizar, da depreciação acelerada incentivada, da exaustão mineral com base na receita bruta, bem como dos demais valores que devam influenciar a determinação do lucro real de períodos-base futuros e não constem da escrituração comercial;
2. OBRIGATORIEDADE DE ESCRITURAÇÃO
Estão obrigadas à escrituração do LALUR todas as pessoas jurídicas contribuintes do Imposto de Renda com base no lucro real.
3. CARACTERISTICA
3.1 - MODELO
Conforme o modelo aprovado pela IN SRF n° 28/78, o LALUR, cujas folhas devem ser numeradas tipo-graficamente, é dividido em duas partes distintas (cada uma delas contém 50% das folhas) reunidas em um só volume encadernado, a saber:
• Parte A, destinada aos lançamentos de ajustes do lucro líquido do período-base e à transcrição da demonstração do lucro real;
• Parte B (cuja numeração é seqüencial à da Parte A), destinada ao controle dos valores que devam influenciar a determinação do lucro real de períodos-base futuros e não constem da escrituração comercial.
Quando for completada a utilização das páginas destinadas a uma das partes do livro, a outra parte deve ser encerrada, mediante cancelamento das páginas não utilizadas, prosseguindo a escrituração, integralmente, no livro subseqüente.
Este livro não pode ser substituído por fichas mas pode ser escriturado mediante a utilização de sistema eletrônico de processamento de dados.
3.2 – ESCRITURAÇÃO
3.2.1 – PARTE A
Na sua Parte A, a escrituração será feita em ordem cronológica, folha após folha, sem intervalos, nem entrelinhas, encerradas, período a período, com a transcrição da demonstração do lucro real. A escrituração de cada período se completa com a assinatura do responsável pela pessoa jurídica e de contabilista legalmente habilitado.
Os lançamentos de ajustes do lucro líquido do período-base, para determinação do lucro real, devem ser efetuados com individualização e clareza, na Parte A do livro, no curso do período-base ou na data do encerramento deste.
3.2.2 – PARTE B
Na sua Parte B, a escrituração será feita utilizando uma folha para cada
...