Ludicidade
Artigos Científicos: Ludicidade. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: paloma2sousa • 6/10/2013 • 576 Palavras (3 Páginas) • 1.061 Visualizações
Conceitos e contribuições e pressupostos
Ludicidade é: desenvolver a criatividade, os conhecimentos, atrás do brincar de jogos, musicas, dança. E assim permitindo o prazer no processo vivenciando, levando consequentemente a resultados mais amplos e integrados. O lúdico pode contribuir de forma eficiente para o pleno desenvolvimento intelectual, cognitivo e afetivo da criança.
Lev Vygotsky Contribuições Teóricas Imagens/ilustrações/fotografia
Nasceu em 1896 em Orsha, pequena cidade perto de Minsk, a capital da Bielo-Rússia, região então dominada pela Rússia (e que só se tornou independente em 1991, com a desintegração da União Soviética, adotando o nome de Belarus). Seus pais eram de uma família judaica culta e com boas condições econômicas, o que permitiu a Vygotsky uma formação sólida desde criança. Ele teve um tutor particular até entrar no curso secundário e se dedicou desde cedo a muitas leituras. Aos 18 anos, matriculou-se no curso de medicina em Moscou, mas acabou cursando a faculdade de direito. Morreu em 1934 de tuberculose. O desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio.
Para ele: “A essência do brinquedo é a criação de uma nova relação entre o campo do significado e o campo da percepção visual, ou seja, entre situações no pensamento e situações reais”.
Durante o brincar, a criança se solta e se permite mais, vai além do comportamento habitual para sua idade e de suas atitudes diárias.
Jean Piaget Contribuições Teóricas Imagens/ilustrações/fotografia
Nasceu em Neuchâtel, Suíça, em 1896. Ele era filho de Arthur Piaget, um professor de línguas e literatura medieval e de Rebeca Suzane uma das primeiras socialistas da Suíça. Aos 10 anos publicou seu primeiro artigo cientifico, sobre um pardal albino.
Morreu em 1980 em Genebra Suíça.
As crianças possuem um papel ativo na construção de seu conhecimento, o desenvolvimento cognitivo, que é a base da aprendizagem, se dá por assimilação e acomodação.
Piaget acredita que os jogos são essenciais na vida da criança. De início tem-se o jogo de exercício que é aquele em que a criança repete uma determinada situação por puro prazer, por ter apreciado seus efeitos.
Função educacional da Ludicidade: O lúdico na função educacional trás atividades diferenciadas favorecendo a aquisição e fixação de conhecimentos possibilitando habilidades de memoria, atenção e concentração e também a interação das crianças tornando-os agentes na construção desses conhecimentos. A ludicidade auxilia o educador no desafio de ensinar.
Khsimoto (1996) Definições importantes Imagens/ilustrações/fotografia
Em sua obra "Jogo, brinquedo, brincadeira, e a educação" apresenta o uso do brinquedo e do jogo educativo com
fins pedagógicos, mostrando a relevância desse instrumento para a utilização durante o
processo
...