Ludicidade
Seminário: Ludicidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: weldja • 17/3/2014 • Seminário • 619 Palavras (3 Páginas) • 219 Visualizações
Nessa fase o ato de brincar é fundamental para o desenvolvimento, com essa brincadeira podemos trabalhar o desenvolvimento motor, social e PSÍQUICO DO BEBÊ. Ali ele tem que fazer um movimento motor para encaixar as peças.
Entretanto, por volta dos 8 meses muitas crianças começam a engatinhar, o que lhes permite explorar ainda mais o ambiente e visualizá-lo por outro ângulo, enriquecendo-as com novas experiências. Por isso, vale a pena estimular o bebê a se movimentar.Para isso, é importante que o bebe seja colocado com frequencia no chão, em um espaço previamente preparado para ele (seguro e limpo), para que possa desenvolver a motricidade, experimentando movimentos como o de rolar, sentar e engatinhar.
Brincando na Piscina de Bolinhas, Este brinquedo dá oportunidade das crianças conviverem em um mesmo espaço
As crianças do Berçário também amam brincar de jogar bolinhas. Os bebês repetem constantemente a atitude de jogar e ver a consequência do seu movimento - estas são incríveis descobertas para eles.
Também é um excelente espaço para o desenvolvimento motor e afetivo dos alunos.
Os espelhos são muito importantes nesse processo e devem estar presente em sala de aula. É comum ver bebês que passam e voltam, só para se ver — é uma maneira de a criança conhecer-se e enxergar-se como membro do grupo.Com essa atividade você pode levara criança à frente do espelho para nomeá-la, identificando características particulares e as partes do corpo com isso eles estão se conhecendo e vendo o outro.
Read more: http://www.pragentemiuda.org/2007/01/espelho-muito-importante-para-maternal.html#ixzz2jbtbsNZO
BRINCADEIRA DE FAZ DE CONTA
Brincar de faz de conta é uma brincadeira de final aberto, que permite com que a criança use apenas a sua imaginação durante a brincadeira. Não existe uma fórmula para a criança brincar de faz de conta, ela é quem faz as regras. No exemplo acima ela pode brincar de casinha, de restaurante, pode fazer de conta que é o cozinheiro, o cliente, o garçom, pode cozinhar, pode servir, pode comer,
Até com crianças menores é importante ser trabalhado a imaginação, na imagem acima as crianças estão brincando de mamãe e filhinha dando papa usando a imaginação.
Por meio da brincadeira a criança consegue comunicar-se com o mundo do
adulto, no qual adquire controle interior, autoestima e confiança em si mesma,
levando-a a agir de maneira mais ativa para que vivencie experiências de tomada de
decisões, como por exemplo, comer sozinhos, vestir-se, fazer amigos, entre outros.
O brincar de faz de conta permite à criança a construção do mundo real, pois
brincando ela trabalha com situações que vive no social, podendo assim,
compreendê-las melhor. De acordo com Freud apud KISHIMOTO (2003, p.57).
Cada criança em suas brincadeiras comporta-se
...