Ludicidade
Pesquisas Acadêmicas: Ludicidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 369852147852 • 18/2/2015 • 987 Palavras (4 Páginas) • 808 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: Pedagogia EaD Semestre: 3º
Disciplina: Ludicidade em espaços escolares e não escolares
Professora Mestre: Lucia Eugenia Pittas Martini NOTA: 0,0 a 2,5
Acadêmico (a): Walquiria Castro RGM: 053
Polo: Alta Floresta
Atividades da Aula 01
Atenção: as Atividades 4, 6 e 8 serão postadas gradativamente, aguarde!
1.1 Todas as atividades deverão ser respondidas respeitando as Orientações gerais para cursar a disciplina de Ludicidade postadas no Arquivo. Antes de responder as atividades da Aula 1, faça uma leitura criteriosa dos seus 12 itens e responda: (Valor: 0,0 a 0,5)
a-O texto está compreensível? Marque a opção que corresponde ao seu entendimento:
Sim (_X__); Em parte (___); Não (___).
b-Escolha dois itens que você considerou mais importantes e escreva numa frase o motivo de sua escolha.
c-Escreva seu parecer sobre essas orientações, se estão adequadas ou não e se facilitam seu trabalho.
1.2 Os estudiosos consideram o brincar uma ação necessária para o desenvolvimento da criança e afirmam que: (Valor: 0,4)
I - A brincadeira é a principal atividade/ação da criança;
II - A brincadeira é um processo que inclui afeição, imitação, representação, que ampliam o crescimento e o desenvolvimento;
III - A brincadeira permite que a criança expresse suas emoções, alegrias, medos, angustias e decepções.
IV - A brincadeira permite a construção da consciência de si, do outro e da relação entre ambos.
V - A brincadeira produz estímulos que desenvolvem os aspectos: cognitivo, afetivo, moral, psicomotor e social de forma integrada.
São afirmações adequadas:
(A) I e II; (B) I e III; (C) II e III; (D) II e IV; X (E) Todas as alternativas estão corretas.
1.3 Copie do texto da aula 1 os conceitos simplificados das seguintes expressões: (Valor: 0,0 a 0,8)
a- Lúdico:
R: Qualquer atividade espontânea da criança que resulte em alegria, diversão e prazer.
b- Brincadeira:
R: È a ação lúdica, espontânea, momento de criação imaginária, representações variadas e de interação social.
c- Brinquedos educativos:
R: O objeto que instiga a criança à brincadeira, criado para este fim ou utilizado como faz de conta.
d- Jogo pedagógico:
R: Refere-se á ação lúdica, sujeita a regras ou desempenho de habilidades com uma estrutura sequencial numa situação lúdica.
Atividades
...