Ludicidade
Trabalho Universitário: Ludicidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: daniellesoehn • 27/2/2015 • 385 Palavras (2 Páginas) • 653 Visualizações
Como O Pedagogo Pode Contribuir Para O Desenvolvimento Social De Um Grupo Adulto Ou De Uma Comunidade?
Pedagogo é um educador profissional da Pedagogia, tal como o pedagogista, capaz de atuar em espaços escolares e em não-escolares, na implantação do ensino de sujeitos em diferentes fases de desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo apresentado pelo pedagogista.
O termo pedagogo, como é patente, surgiu na Grécia Clássica, da palavra παιδαγωγός cujo significado etimológico é preceptor, mestre, guia, aquele que conduz. Segundo Ghiraldelli Júnior, o Paidagogo era o condutor da criança. Era ele, um paternal aio1 do jovem, quem a guiava até o local de ensino e, metaforicamente, em direção ao saber2 .
pedagogo social ou socioeducador, que atua junto a organizações sociocomunitárias ou socioassistenciais, é reconhecido como Trabalhador da Assistência Social conforme a resolução 17/2011 pelo Cnas - na área de gestão e operacional. O pedagogo social ou socioeducador cuida da socialização do sujeito, em situações normalizadas ou especiais. Implica o conhecimento e a ação sobre os seres humanos, em atividades como crianças abandonadas, orientação profissional e atenção aos direitos da terceira idade. Em uma ação interdisciplinar, o socioeducador também participa constantemente na formulação de planos, construção, avaliação e monitoramento de projetos individuais e coletivos.
O pedagogo hospitalar atende às necessidades educacionais de criança hospitalizada. Requer trabalho dos processos afetivos de construção cognitiva. Envolve atividades como promover a qualidade de vida de crianças hospitalizadas, propiciar uma rotina próxima ao período antes da internação e acesso à educação.3
O pedagogo multimeios, área em franco crescimento e que requer o trabalho formativo-educativa de pessoas para o ensino e aprendizagem da informática, das tecnologias, das mídias em geral.
O pedagogo cultural ou arteeducador que dá oportunidade ao acesso a educação em arte propiciando o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana, levando o educando a protagonizar o desenvolvimento de sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas.
Há ainda espaços não-escolares para a atuação profissional do pedagogo na área de educação para o transito, para a saúde, ambiental ou para o meio-ambiente, educação fiscal, educação cívica e política, desportiva, para e pelo trabalho, etc.
...