Ludicidade Em Espaços Escolares
Casos: Ludicidade Em Espaços Escolares. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: samanthinhadavi • 13/8/2014 • 942 Palavras (4 Páginas) • 805 Visualizações
1.1 Como você explica a necessidade da brincadeira para o desenvolvimento da criança?
(Seu texto deve fazer referência somente ao conteúdo da Aula 1; • ter entre 6/8 linhas; não deve ser copiado do texto da aula, você precisa elaborar a resposta). Valor: 0,0 a 0,3
Toda criança necessita brincar, pois brincando a criança aprende muitas coisas e desenvolve diversas habilidades.Desde bebê a criança já brinca com o próprio corpo o que é uma forma também de se conhecer,depois passa a brincar também com brinquedos,objetos e com outras pessoas ou crianças,a brincadeira é muito importante pois através do faz de conta , a criança expõe seus sentimentos e podemos descobrir muito sobre ela, quanto mais brincadeiras e atividades lúdicas e prazerosas essa criança tiver maior será seu desenvolvimento cognitivo e suas habilidades serão desenvolvidas.
1.2 Qual o papel do professor durante as brincadeiras? (Resposta não pode ser copiada, é a sua compreensão da aula em estudo - Máximo 5 linhas). Valor: 0,0 a 0,3
O papel do professor é ficar atento as brincadeiras , a forma como ela(criança) brinca , do que ela brinca, estimular instigar, interagir com essa criança, enfim participar da brincadeira junto com ela.É importante para a criança que o professor participe e mais ainda para o professor pois através desse brincar junto, permite ao professor descobrir e poder ajudar em alguma dificuldade que essa criança possa ter.
1.3 Copie abaixo o texto de Huizinga que descreve a origem latina da palavra jogo. (Não esqueça que toda cópia de outro autor precisa constar o nome, ano e página) Valor: 0,0 a 0,3
O latim cobre todo o terreno do jogo com uma única palavra: ludus […]. Ludus abrange os jogos infantis, a recreação, as competições, as representações litúrgicas e teatrais e os jogos de azar. […] Ludus foi suplantado por um derivado de jocus, cujo sentido específico (gracejar, troçar) foi ampliado para o de jogo em geral. É o caso do francês jeu, jouer, do italiano gioco, giocare, do espanhol juego, jugar, do português jogo, jogar (HUIZINGA, 1993, p. 41).
1.4 Copie os conceitos simplificados das seguintes expressões: Valor: 0,0 a 0,4
a- Atividade lúdica: qualquer atividade espontânea da criança que resulte em alegria, diversão e prazer;
b- Brincadeira: é a ação lúdica, espontânea, momento de criação imaginária, representações variadas e de interação social;
c- Brinquedo: o objeto que instiga a criança à brincadeira, criado para este fim ou utilizado como faz de conta;
d- Jogo: refere-se à ação lúdica, sujeita a regras ou desempenho de habilidades com uma estrutura sequencial numa situação lúdica.
Atividades da Aula 02
2.1 Escreva dentro dos parênteses Verdadeira ( V ) ou Falsa ( F ) conforme considerar cada afirmativa: Valor: 0,0 a 0,8
Na Grécia Antiga, Platão em sua obra “As Leis” faz os primeiros registros sugerindo o uso dos jogos na educação da criança. Seu discípulo, Aristóteles, sintetiza numa frase o seu pensamento: “É preciso brincar para se tornar sério”.
( V )
Com a queda do Império Romano e o advento do Cristianismo (século IV), as escolas eram restritas e só ofereciam uma Educação Eclesiástica, preocupadas somente em desenvolver o intelecto e a criatividade, favorecendo a inclusão dos jogos.
( F )
Com o Renascimento (Idade Moderna) ocorrem grandes transformações culturais, sociais, políticas, religiosas e econômicas, muda o feudalismo para o capitalismo e os jogos ganham espaço nas famílias, castelos e escolas.
( V )
Os jesuítas (séculos XVI - XVIII) implantam seu sistema educacional na Espanha, Itália e Portugal e deste para as colônias. Fundaram 578 colégios e 150 seminários espalhados na Europa,
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