Ludicidade Na Educação
Trabalho Universitário: Ludicidade Na Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: windsonbritto • 23/8/2014 • 6.177 Palavras (25 Páginas) • 225 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLO CARUARU
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO
FLÁVIO AUGUSTO DE LIMA
FREDERICO JOSÉ DOS SANTOS
JOSÉ WINDSON BRITO DA SILVA
MARIA LEIDJANE LIMA VIEIRA
WIVIANE SIMON PEREIRA
ANA MÁRCIA DA SILVA COSTA
ORIENTADORA
CARUARU – PE
JUNHO/2014
FLÁVIO AUGUSTO DE LIMA – RA 298413
FREDERICO JOSÉ DOS SANTOS – RA 298426
JOSÉ WINDSON BRITO DA SILVA – RA 298447
MARIA LEIDJANE LIMA VIEIRA – RA 346686
WIVIANE SIMON PEREIRA – RA 298471
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO
Artigo apresentado ao núcleo da Universidade Anhanguera – UNIDERP/ Polo Caruaru, como requisito para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientadora: Ana Márcia da Silva Costa
CARUARU – PE
JUNHO/2014
AGRADECIMENTOS
A Deus, que se mostrou criador, que foi criativo. Seu fôlego de vida em nós foi sustento e nos deu coragem para questionar realidades e propor sempre um mundo de possibilidades.
As nossas famílias, pela capacidade de acreditar, pelo carinho e incentivo para que chegássemos a conquistar mais uma etapa na vida.
A nossa professora tutora presencial Ana Márcia da Silva Costa, pela paciência, pelo incentivo, pela força e principalmente pelo carinho. Hoje estamos colhendo, juntos, os frutos do nosso empenho!
A gestão e coordenação do polo, pelo apoio, pelo convívio, pela força e pela amizade.
A todos os professores à distância do curso de pedagogia, que foram importantes na nossa vida e na formação acadêmica.
Aos amigos, pelas alegrias, pela experiência de uma vivência compartilhada, fazendo cada vez mais essa vida valer a pena.
FLÁVIO AUGUSTO DE LIMA – RA 298413
FREDERICO JOSÉ DOS SANTOS – RA 298426
JOSÉ WINDSON BRITO DA SILVA – RA 298447
MARIA LEIDJANE LIMA VIEIRA – RA 346686
WIVIANE SIMON PEREIRA – RA 298471
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO
Artigo apresentado ao núcleo da Universidade Anhanguera – UNIDERP/ Polo Caruaru, como requisito para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientadora: Ana Márcia da Silva Costa
BANCA EXAMINADORA
_________________________________________________________________
1º Examinador
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2º Examinador
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3º Examinador
Caruaru, ______ de ______________________ de 2014.
SUMÁRIO
RESUMO..................................................................................................................06
ABSTRACT..............................................................................................................07
1. INTRODUÇÃO.....................................................................................................08
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA............................................................................10
2.1 Educação e jogos............................................................................................10
2.2 Jogos, brinquedos e brincadeiras...................................................................11
2.3 Classificação dos jogos...................................................................................14
2.4 Jogos como recurso e estratégia de ensino....................................................20
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................23
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.....................................................................25
RESUMO
Atualmente, a utilização de jogos como estratégia de ensino, tem facilitado à aprendizagem e absorção dos conteúdos nas diversas áreas, pois são estratégias pedagógicas eficazes na construção do conhecimento. Os jogos tem significado e um objetivo determinado, o uso deles nas diversas áreas disciplinares, desperta nos educandos o estímulo e auxilia no desenvolvimento cognitivo, proporcionando uma aprendizagem significativa e fazendo com que esses momentos sejam dinâmicos, prazerosos e interacionais entre os alunos. A aprendizagem através de jogos permite que o aluno veja o estudo de forma contextualizada, ou seja, o conhecimento sendo aplicado na prática. Isso acontece quando o professor tem um plano de ação no qual os jogos sejam usados como facilitadores da aprendizagem, e não como instrumento recreativo. Essas atividades práticas não devem ser muito fáceis nem muito difíceis para não desmotivar os aprendizes. É importante testá-las antes de adotá-las como estratégia de ensino.
Palavras-Chave:
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