TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Luz intensa pulsada

Por:   •  9/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.571 Palavras (11 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 11

Introdução

O aumento da expectativa de vida e a preocupação têm levado muitas pessoas à busca de recursos que promovam a conservação da beleza e da saúde. O emprego de luzes, uma das mais belas formas de energia pura, vem desde os primórdios da civilização, sendo conhecidas algumas de suas propriedades terapêuticas.

Há vários tratamentos para a melhora destas condições como Laser,Leds e Luz Pulsada , que pretendem melhorar a pele. Através deste trabalho será possível entender como funcionam, suas indicações, resultados entre outros.

Luz intensa pulsada

Atualmente a lip vem sendo utilizada de forma crescente e também vem apresentando aplicações com resultados fundamentados de cunho cientifico tendo entre os tratamentos, epilacao, alterações de pigmentação da pele , envelhecimento e foto envelhecimento tecidual, bem como alterações de crescimento do pelo e atrofia tecidual, tal como estrias, acnes e melanoses. (Borges 2010).

A luz intensa pulsada é uma técnica de fototerapia de fontes pulsadas tipo flash de alta intensidade, que emite luz policromática com comprimento, variando entre 390, 515 a 1200 nm, empulsos simples duplos ou triplos de duração variável ( 2 -20 milissegundos). (Izaac ET AL., 2006).

Segundo Kalil (2011), os equipamentos de luz pulsada consistem em uma lâmpada do tipo flash armazenada em um cabeçote óptico, em que os espelhos refletores são projetados para emitir a luz através de um guia de luz óptico. Quando o disparo do equipamento é feito, a energia elétrica é transmitida diretamente para a lâmpada de xenônio, sendo transformada em energia luminosa.

Essa Radiação luminosa possui características físicas como:

A- Absorção: Retenção de energia luminosa nas estruturas tratadas

B- Dispersão ou espalhamento: a luz tem uma direção desordenada em uma área maior e mais profunda ao se chocar com o cromóforo

C- Incoerência: energias emitidas em todas direções e as frentes de ondas irradiadas não são todas emitidas na mesma fase

D- Policromaticidade: efeito que ocorre quando a radiação luminoza apresenta uma mistura de uma ou mais cores

E- Transmissão: passagem de luz pelo tecido alvo. Quanto mais curto o comprimento da onda menor será sua penetração.

A luz intensa pulsada consiste na aplicação de energia sobre um tecido-alvo, gerando calor. Os filtros-ópticos são necessários para atingir com eficácia o tecido-alvo. Eles variam conforme o comprimento da onda apropriado para absorção da luz em cada tipo de tecido como:

A- Acne ativo: 390 a 510 nm

B- Epilação: duradoura e estimulo de colágeno na derme capilar em fotostipos I e II: 590nm a 1200nm

C- Epilacao duradoura e estimulo de colágeno na derme reticular em fototipo III e IV: 640 a 1200nm, e fototipo V e VI de 750 a 1200nm.

D- Fatorrejuvelhecimento : 590 a 1200nm para fototipo I e II, 640 a 1200nm para fototipos III e IV, e 750 a 1200nm para fototipos V e VI,

rosácias melanosas, melanosas de peles de fototipo I, II e III: 520 a 1200mn

Borges (2010) afirma que devido seus amplos efeitos no tecido , a lip tem varias indicações que consistem em :

a) Fotorrejuvenescimento: ocorre a absorção seletiva da luz pela hemoglobina e subsequente síntese colágena, fenômeno pelo qual promovera o rejuvenescimento da pele;

b) Discromias e melanoses: a lip promove estimulo da pigmentação em áreas de hipopigmentaçao ,multiplicao de células , lise de melanosomas por ação de calor , fragmentacao da melanina e neovascularizacao .

c) Rosaceas e lentigos : promove a vasoconstricao no local, bloqueando a passagem do fluxo e lise dos melanossomas que respondem com escurecimento do lentigo, posterior a descamação do local e clareamento.

Alem disso a lip é indicada para estrias, epilacao , acne e hipertricose.

Contra indicações:

A- Diabetes descontroladas

B- histórico de queloides

C- Lactantes de gestantes

D- Pigmentação irregular

E- Infecção e inflamação da pele

F- Histórico de herpes simples

G- Sencibilades a radiação da luz

H- Neoplasias

I- Distúrbios hormonais

J- Pessoas bronzeadas e em exposição continuas aos raios UV a pelo menos 4 semanas antes do tratamento

K- Pessoas que fazem tratamento de isotretinuina, medicamentos via oral e tópico a base corticoides, anticoagulantes, uso de acido acetilsalicílico, antinflamatórios não hormonais e fotossensibilizantes.

De acordo Neto (2008), um gelado é aplicado sobre a região a ser tratada. Cristal aplicador é aproximado da pele, o resfriamento acoplado ao cristal é associado, usos de luz de alta energia, de características físicas sob absoluto controle são emitidos. A cada pulso pode se sentir uma pequena sensação, como de um elástico atingindo a pele. Após aplicação, pode aparecer uma leve vermelhidão. Filtros solares, não exposição solar, hidratar a pele diariamente são recomendados após o tratamento.

Leds

A fototerapia é aplicada há muitos anos. Foi final do século XIX, que o desenvolvimento em pesquisas nesta área despertou interesse pelo LED (Light Emitting Diode ou Diodo Emissor de Luz) uma tecnologia da National Aeronautics and Space Administration¹.

O termo LED surgiu de Light Emitter Diode (Diodo Emissor de Luz), cujos princípios de funcionamento como a fotobioestimulação, atuam em forma de cascata de respostas celulares resultando na modulação da função celular, proliferação celular e reparação das células comprometidas.

Os principais benefícios que existem do aparelho LED são: o baixo custo, a durabilidade (na sua composição não existe um filamento interno como as lâmpadas fluorescentes comuns que queima), não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (66.1 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com