Lúdico Como Ferramenta de Ensino da Matemática
Por: ggvg • 12/11/2020 • Trabalho acadêmico • 1.951 Palavras (8 Páginas) • 154 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ....................................................................................................08
2 CAPÍTULO I : Fundamentação teórica..............................................................09
1.1 O brincar...............................................................................................................09
1.2 Jogos....................................................................................................................09
1.3 Jogos e brinquedos na matemática ....................................................................10
3 CAPÍTULO II: Metodologia ...............................................................................12
4 CAPÍTULO III: Análise de pesquisa…..............................................................14
5 CONCLUSÃO .....................................................................................................00
6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .............................................................00
INTRODUÇÃO
Por muito tempo a matemática sofre uma desvalorização por parte de
muitos jovens e adultos, pelo simples fato de não gostarem da matéria, essa rejeição
inicia no ensino infantil, com a falta de criatividade, e o ensino tradicional, faz com
que boa parte dos alunos não aceite como uma matéria boa de se lidar, o que levou
o nosso tema a focar no lúdico, como um dos objetivos e uma boa parte da
resolução desse problemas.
Com o lúdico na matemática o ensino além de dinâmico, potencializa o
saber, proporcionando um relacionamento entre professor/ aluno/ aprendizagem,
pois um depende do outro.
A prática do ensino lúdico exige a participação criativa, livre, crítica e
interação. O professor deve ser um incentivador, e agir com rapidez em todos os
tipos de situações formando didáticas que estimulem as mesmas.
Nesse caso o nosso trabalho se insere no contexto, onde o ensino da
matemática é o foco principal , nosso estudo foi realizado para alunos do 1° ao 2°
ano, do ensino infantil, abrangendo os números e as primeiras noções, usando o
lúdico, visando o brincar para criança fixar melhor o conteúdo proposto, os jogos
para adequar as regras, formas, e suas comparações, junto com a matemática e
suas ações, colocamos como base no lúdico o ‘brincar e o jogos dentro da
matemática.
I-FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
1.1 Brincar
De acordo com Santos (2001.37) “o comportamento lúdico não é um
comportamento herdado, ele é adquirido pelas influências que recebemos no
decorrer da evolução dos processos de desenvolvimento e aprendizagem”.
Ao inserir o lúdico nas aulas temos que ter um estudo aprofundado da sua
classe ou turma, o construir, formar regras com base no que se almeja para os
alunos, pois serão moldados através das mesmas, com isso, devem ser atividades
dirigidas para tirar dúvidas e saberem que tem regras a ser respeitadas, o que o
torna importante para sua vida em si, pois criam a noção de tempo entre uma jogada
e outra, raciocínio lógico, noção de espaço.
Portanto, os professores devem saber reconhecer o papel de mediador
dessa ferramenta que vem para facilitar o ensino, tornando-o mais dinâmico e
atrativo, influenciando o aluno a interagir sem medo e expressar sua opinião de
forma natural e desenvolve pensamentos matemáticos e algumas falas matemática
desde o início da vida escolar.
1.2Jogos
Conforme Piaget citado por (Wadsworth, 1984, p. 44), “O jogo lúdico
é formado por um conjunto linguístico que funciona dentro de um contexto
social; possui um sistema de regras e se constitui de um objeto simbólico
que designa também um fenômeno. Portanto, permite ao educando a
identificação de um sistema de regras que permite uma estrutura sequencial
que especifica a sua moralidade”.
Através do lúdico podemos trabalhar a memorização, imaginação,
percepção, noção de espaço e tempo, atenção, raciocínio lógico e a moral. O lúdico
vem para facilitar e integrar conteúdos que podem ser trabalhados, mas não é
qualquer conteúdo, temos que ter toda uma investigação e observação, e avaliação
do nível de aprendizagem de cada aluno, a partir daí começar a trabalhar a melhor
forma, o melhor método para se ter um resultado. Para isso o professor precisa se
preparar ter um bom domínio no que se vai trabalhar, os jogos e brincadeiras devem
ser sempre dirigidos e com
finalidades, sempre usar muita criatividade para prender a atenção e o interesse do
aluno. Adequa-se às regras ao objetivo que se busca, assim tornando o papel de
observação e avaliação
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