Lúdico Na Educação Infantil
Ensaios: Lúdico Na Educação Infantil. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: caluchri • 19/2/2014 • 1.190 Palavras (5 Páginas) • 453 Visualizações
SUMÀRIO
1- INTRODUÇÂO .......................................... 4
2- PROBLEMA ................................................5
3- JUSTIFICATIVA ........................................5
4- OBJETIVOS.................................................6
5- EMBASAMENTO TEORICO.....................7
6- METODOLOGIA.........................................9
7- CRONOGRAMA.........................................10
8- REFERÊNCIAS ..........................................11
TEMA: A importância do lúdico na Educação Infantil.
INTRODUÇÃO:
O lúdico é um assunto que tem alcançado um espaço importante principalmente na Educação Infantil, por ser a essência da infância e seu uso permitirem um trabalho pedagógico que possibilita a produção do conhecimento, da aprendizagem e do desenvolvimento.
O presente trabalho abordará a respeito da educação infantil e a influência que o lúdico exerce sobre as crianças na aprendizagem.
No período da Educação Infantil as crianças ainda necessitam do concreto para construção de conhecimento, por isso veremos que o brinquedo (lúdico), não pode ser separado do processo de aprendizado; pois ele exerce um papel fundamental de apoio ao professor e de facilitador para o aluno.
A criança não pode ser vista como um adulto em miniatura. Deve-se saber que o importante não é ensinar, mas dar meios para que a aprendizagem aconteça. Na construção do processo de conhecimento não se pode levar a criança a brincar só por brincar (o professor não deve primeiro escolher a brincadeira, e sim traçar seus objetivos a ser alcançado antes de sua escolha).
PROBLEMA:
Como o lúdico interfere na construção da aprendizagem dos saberes na Educação Infantil?
JUSTIFICAVA:
Este trabalho me enriquecerá quanto professora da Educação Infantil, ampliando os meus conhecimentos e reforçando a minha prática pedagógica. Também servirá como auxilio de professores de Educação Infantil, facilitando assim o processo ensino – aprendizagem.
O lúdico pode contribuir de forma significativa para o desenvolvimento da criança, auxiliando não só na aprendizagem, mas também no desenvolvimento social, pessoal e cultural, facilitando no processo de socialização, comunicação, expressão e construção do pensamento. Vale ressaltar, porém, que o lúdico não é a única alternativa para a melhoria no intercambio ensino-aprendizagem, mas é uma ponte que auxilia na melhoria dos resultados por parte dos educadores interessados em promover mudanças.
.
OBJETIVO GERAL:
Descobrir o papel do lúdico no desenvolvimento das crianças para que se promova a construção do conhecimento integral do educando, como sujeito ativo desta construção.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Demonstrar a importância das atividades lúdicas na construção e no acesso aos conhecimentos socialmente disponíveis.
• Descobrir a importância dos brinquedos compatíveis com a faixa etária das crianças, no desenvolvimento dos mesmos.
• Compreender a formação integral da personalidade da criança através de atividades lúdicas, que contribuam de maneira determinante tanto para o desenvolvimento como para o conhecimento da mesma.
EMBASAMENTO TEÓRICO
A qualidade de oportunidades que são oferecidas à criança através de brincadeiras e dos brinquedos garante que suas potencialidades e suas afetividades se harmonizem; pois a brincadeira é uma atividade natural da criança, onde ela constrói conhecimentos com prazer.
Vygotsky (1989), aponta o brincar como meio para criar situações simbólicas predominantes na primeira infância e que configuram o desenvolvimento dos processos psicológicos e a inserção social e cultural da criança. O brincar assume uma função fundamental no desenvolvimento do comportamento infantil pela criação da situação imaginária, considerando que o que passa despercebido na vida da criança torna-se regra de comportamento na brincadeira.
Segundo Rego (1999), o projeto principal do trabalho de Vygotsky, consistia na tentativa de estudar os processos de transformação do desenvolvimento humano na sua dimensão filogenética, histórico – social. Refletiu sobre a questão da educação e seu papel no desenvolvimento humano. Mais especificamente ao estudo da aprendizagem e desenvolvimento infantil.
Desta forma Vygotsky (1989) embasará este trabalho pois ele vê o lúdico (jogos e brinquedos) como um grande aliado para o desenvolvimento da criança.
Vygotsky nos mostra que o meio escolar deve ser propício a instigar, desafiar a criança a construção dos saberes de uma forma associada ao se campo de visão, ou seja de uma forma direta. Também afirma que no jogo a criança transforma, pela imaginação,os objetos produzidos socialmente, e
...