Métodos de Estudo - Vídeo Aulas
Por: jmarceloab • 4/10/2016 • Artigo • 749 Palavras (3 Páginas) • 291 Visualizações
De origem grega, a palavra método é formada pela junção de dois vocábulos: meta e hodós, que significam “depois” ou “que segue” e “caminho”, podendo ser definida, então, como caminho que se segue para determinado fim. A metodologia do estudo, portanto, se refere à área de conhecimento que estuda formas de como estudar, trabalhando diferentes técnicas e opções para conseguir alcançar os objetivos traçados na área acadêmica.
Desta forma, a metodologia tratada será divida em duas etapas: aula e estudo; sendo a última subdividida em mais três fases: assimilação inicial, reforço e dúvidas.
Desta forma, o primeiro passo para um bom entendimento deste tema é o entendimento da diferenciação entre aula e estudo. A aula é o momento em que o aluno está tendo contato com o conteúdo pela primeira vez, através de um professor ou um tutor. Em contrapartida, o estudo se faz de forma solitária, onde o que foi tratado em aula é revisado e aprofundado. Outrossim, é importante ter como princípio a máxima “aula dada é aula estudada”, pois todo assunto tratado em sala deve ser visto novamente em casa.
Assim, a aula torna-se elemento primário para boa aprendizagem. Em uma configuração comum do Brasil, onde a aula é ministrada em uma sala com vários alunos, cabe a estes uma responsabilidade em filtrar os fatores externos como conversas e distrações e ter como foco as informações que o professor passa. Segundo o professor Pierluigi Piazzi, “na aula você não aprende, na aula você entende.”, além disso, o mesmo afirma: “nunca estude sem ter um lápis em atividade sobre um pedaço de papel”. Logo, na escola, o estudante deve ser ativo perante a aula, fazendo anotações; tirando dúvidas que já aparecerem em classe sobre o conteúdo; e para quem ache necessário, gravações de áudio da aula, para escutar onde desejar e rever os conceitos tratados.
Após ministrada a aula, começa-se o período de estudo, esta é a hora a qual a fixação do assunto se inicia. Nesta assimilação inicial, o aluno lerá o que anotou da exposição do conteúdo, reativando lembranças em seu cérebro do que foi dado. Deste modo, deve ser começado o processo de familiaridade com o tema, com o uso de livros sobre o assunto; fazendo as leituras de fontes complementares; caso necessário, utilizando vídeo-aulas – ferramentas muito utilizadas atualmente pela praticidade com as quais são encontradas e pela oportunidade de ver o mesmo assunto sendo lecionado por outro profissional da área -. De acordo com o professor Pier, “por incrível que possa parecer, é mais importante o tempo que você passa estudando sozinho do que aquele que passa assistindo às aulas”.
Após ser abordado todo o conteúdo no momento de estudo, cabe ao aluno fazer o reforço da matéria, para assim nenhuma informação ser perdida. Nesta etapa, devem ser feitos resumos e fichamentos - com a finalidade de capturar os pontos mais importantes e dar atenção a tais - e exercícios, nos quais o aluno será testado e poderá identificar onde está com mais dificuldade e assim futuramente suprir eventuais necessidades.
Além disso, como última fase estão as dúvidas, na qual aconselha-se o aluno pedir ajuda de um professor, tutor ou de alguém que já tenha passado pela matéria para sanar questões que apareceram durante o período de estudo, tanto na fase de leitura quanto na de exercícios.
...