MODELO DE PLANO DE SAÚDE
Por: Samara Coelho • 16/8/2018 • Projeto de pesquisa • 1.471 Palavras (6 Páginas) • 265 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE BRASIL CENTRAL- FBCBRASIL
CURSO EM SAÚDE DISCIPLINA: ESPECÍFICA II
PLANO DE SAÚDE
Trabalho apresentado à Faculdade Brasil Central - FBCBRASIL, como requisito para o trabalho de complementação de carga horária.
CLEUNICE ROSA DE OLIVEIRA GOMES
CONFRESA-MT
2017
INTRODUÇÃO
O presente Anexo objetiva definir as diretrizes e requerimentos mínimos necessários para direcionar a proponente na elaboração do seu Plano de Saúde. A PROPONENTE deverá fazer as adequações e complementações que se fizerem necessárias para que a estrutura mínima aqui apresentada seja fiel à proposta aqui apresentada indicando os melhores resultados, bem como as premissas e dados considerados.
MOTIVAÇÃO
- Considerando o programa de Saúde vigente em Confresa que busca soluções inovadoras para problemas na oferta de serviços de saúde;
- Considerando o Plano Operativo De Metas Do Consórcio Intermunicipal De Saúde do Araguaia e Xingu – CISAX constituído em 15/06/1998 sob CNPJ nº. 02.601.738/0001-30, CNES nº. 2793636;
- Considerando a necessidade de otimização do gasto público;
- Considerando as condições físicas pouco adequadas de uma única unidade hospitalar da rede pública que atende pacientes de toda região;
- Considerando a necessidade de melhoramento no sistema de saúde da região, que pugna por mais condições;
- Considerando os bons resultados assistenciais dos serviços prestados aos pacientes destas unidades;
- Considerando a adequada qualificação dos servidores destas unidades que prestam serviços de excelência;
- Considerando que o Hospital Municipal tem estrutura para trabalhar como hospital municipal, porém funciona como hospital regional;
- Considerando as diretrizes de Acolhimento com Classificação de Risco e Humanização no atendimento dos pacientes do SUS;
O governo do Estado de Mato Grosso, através da Secretaria de Saúde resolveu dar mais efetividade ao que foi idealizado no Consórcio Intermunicipal de saúde – CISAX, sendo que para isso se fez necessária a construção de uma nova unidade hospitalar, qual seja o Hospital Regional separando-o do Hospital municipal, a ser construído na cidade de Confresa, que é a cidade mais desenvolvida e bem localizada dentre os municípios envolvidos.
PERFIL
A construção desse novo Hospital regional, permitirá maior especialização tanto do Hospital municipal, quanto do Hospital que tenha estrutura de atender a toda população da região do Araguaia-Xingu e com isso dará lugar ao perfil mais abrangente que a única unidade;
Com isso, pretende-se que com a construção do Hospital Regional, os serviços descritos abaixo:
- Assistência à saúde de pacientes portadores de doenças infecciosas em serviço ininterrupto (24h por dia, 7 dias por semana) com atendimento à urgência e emergência, casos graves e todos os tipos de complexidade, assistência ambulatorial regulada para os casos pertinentes.
- Hospital de ensino, com residência Médica em Infectologia, estágios para residentes de outras áreas médicas (clínica médica, pediatria, neurologia) e estágio para área de saúde em geral (medicina, serviço social, enfermagem, nutrição, fisioterapia, farmácia).
A Unidade contará com a seguinte estrutura dos serviços:
- Unidade de urgência e emergência para doenças infecciosas com 155 leitos de internação assim distribuídos:
Número de Leitos Tipo de Leito:
45 Adulto
25 Pediátrico
20 Adulto de isolamento
10 Pediátricos de isolamento
10 Semi intensiva adulto
Número de Leitos Tipo de Leito 10 Semi intensiva pediátrica
10 UTI Pediátrica
10 UTI Adulto
140 TOTAL
- Centro Cirúrgico;
- Ambulatório de doenças infecciosas;
- Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE);
- Agência Transfusional;
- Serviço de Reabilitação;
- Serviço de Apoio Diagnóstico com: Raio x, Ultrassonografia, Tomografia Computadorizada, Endoscopia Digestiva, Patologia Clínica, Eletrocardiografia;
- Serviços de logística: Central de material esterilizado, farmácia, serviço de nutrição e dietética, higienização, brigada de incêndio, engenharia clínica e hospitalar, lavanderia, almoxarifado, recepção, segurança, SAME, necrotério.
- Diretoria da Unidade e suas respectivas coordenações;
- Apoio Administrativo;
- Ensino e pesquisa:
- Centro de pesquisa, com: CEP – Comitê de Ética e Pesquisa, NESPI – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Epidemiologia e Infectologia.
- Centro de estudos com salas de aula e auditório;
- Memorial Lagoa e Santa Catarina;
- COREME- Comissão de Residência Médica
Área externa:
- Áreas para estacionamento de funcionários, visitantes e ambulâncias, pátio de carga e descarga, área de urbanização e paisagismo, vias de acesso interno.
ESCOPO
- Projeto e serviços de engenharia
- Aquisição de Equipamentos e Mobiliário
- Investimento em TI, incluindo softwares de HIS e ERP
- Obra Civil e Instalações
Serviços relacionados à construção, instalação e montagem dos diversos projetos técnicos de instalações e infraestrutura que compõe a Unidade Hospitalar.
- Engenharia Clínica
Serviços relacionados à aquisição, instalação e manutenção de equipamentos de saúde e mobiliários necessários à operação da Unidade Hospitalar.
- Engenharia Hospitalar
Serviços relacionados à gestão e fornecimento de utilidades, como água, vapor, energia elétrica e gases, e aos processos de engenharia e manutenção predial da Unidade Hospitalar, contendo, entre outros, a gestão e zelo pelo consumo eficiente e racional dos recursos e manutenção de diversos equipamentos, mobiliários e outros.
- Serviço Higienização Hospitalar
- Limpeza
Serviço de limpeza e desinfecção de superfícies necessárias à operação da Unidade Hospitalar.
...