Manifestações no Brasil 2014
Por: thalita Kelen • 7/5/2015 • Trabalho acadêmico • 704 Palavras (3 Páginas) • 125 Visualizações
SUMÁRIO
1 QUANDO TUDO COMEÇOU 3
2 JUSTIÇA SOCIAL NO BRASIL 4
3 MANIFESTAÇÕES...................................................................................................5
4 CUNHO POLITICO NO BRASIL..............................................................................6
REFERÊNCIAS............................................................................................................7
1. QUANDO TUDO COMEÇOU
O povo brasileiro já cansado de promessas sem cumprimento ao longo dos anos, devido ao contínuo mau uso do dinheiro público: aplicado de forma irregular resolveu não mais ficar calado: começaram assim as manifestações populares.
As primeiras manifestações ocorreram em 2011, no dia vinte sete de agosto, quando a prefeitura de Natal, capital do Rio Grande do Norte anunciou o aumento de vinte centavos na passagem de ônibus. Houve então várias manifestações a qual foi intitulado a “Revolta do Busão”. Teve confronto entre polícia e manifestantes, mas a população não desistiu, voltaram às ruas com mais força e sem confrontos com a policia. Com a pressão popular os vereadores revogaram o aumento da tarifa de ônibus.
Em 2013 o mesmo fato ocorreu em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, depois em Goiânia, São Paulo e proliferou por várias cidades do Brasil.
Os protestos ganharam força e são organizados online, através das redes sociais, facebook, twitter tendo a cobertura da mídia e com menos repressões policiais.
2. MANIFESTAÇÕES
Podemos ver as manifestações acontecendo em várias regiões do Brasil, cada um com um questionamento diferente: transporte, saúde, educação, salário, infraestrutura, etc.
Porém, com a proximidade da Copa do Mundo que ocorrerá em Julho/2014 estas manifestações irão aumentar, já que o governo brasileiro está investindo uma fortuna em estádios sendo eles localizados nas cidades de: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo,
As primeiras manifestações contra os gastos abusivos da Copa do Mundo começaram no estado de Porto Alegre, onde várias pessoas foram para a rua reivindicar seus direitos de saúde, educação, transporte de qualidade.
Compreendemos que poderemos utilizar estes espaços esportivos posteriormente, mas vivemos em um país onde o governo fala que direitos são iguais a todos e isso não é verídico, já que existe uma grande diferença entre as classes sociais e não possuímos serviços com uma boa qualidade. Não podemos acreditar que uma justiça social, exista em um país com tanta desigualdade.
,
.
3. JUSTIÇA SOCIAL NO BRASIL
Tudo que a população deseja é um governo mais justo, onde o dinheiro público seja bem administrado.
Queremos uma saúde pública de qualidade, onde teremos hospitais com infraestrutura que atenda a demanda da população.
Deve-se investir na educação que em muitos lugares é precária, as crianças não tem cadeiras ou carteiras, o material didático não existe, muitas escolas não tem infraestrutura como banheiros, cozinha, biblioteca etc. Como ensinar e aprender em tais condições.
...