Manutençao corretiva preventiva e preditiva
Por: lucasjosealmeida • 21/6/2016 • Projeto de pesquisa • 502 Palavras (3 Páginas) • 362 Visualizações
Manutenção corretiva,preventiva e preditiva
Para entender a importância de visualizar as ondas infravermelhas (o calor irradiado por todos os corpos), vamos relembrar rapidamente o conceito de manutenção de equipamentos, que pode ser corretiva, preventiva ou preditiva.
- Corretiva: o equipamento será consertado apenas se ele parar. É, portanto, uma técnica reativa, ou seja, é preciso ocorrer uma ação (quebra da máquina) para acontecer uma reação (reparo da máquina). Não deve ser encarada apenas como uma manutenção de emergência, pois a gerência de manutenção pode acionar esta correção quando a máquina parar ou simplesmente quando ela começar a perder sua eficiência. Note que ao optar por este tipo de manutenção a empresa passa a correr sérios riscos operacionais, pois a interrupção não programada pode deixar toda uma linha de produção parada. E tempo de produção parada pode significar atrasos em entregas e conseqüentes perdas de clientes.
- Preventiva: é levada em consideração a vida útil de cada componente do sistema, ou seja, quanto tempo ele levará até apresentar falha. De posse destas informações as manutenções devem ser feitas antes que o tempo de desgaste e falha chegue. É interessante notar que o comportamento de sistemas acompanha uma curva de falhas conhecida como “Curva da Banheira”
A manutenção preventiva deve ser feita antes que a vida útil dos componentes termine, prevenindo assim as paradas indesejadas da produção. Para isto, um controle eficiente do tempo de uso do maquinário se faz necessário. Aí reside o problema deste tipo de manutenção: qual a garantia de que o tempo especificado pelo fabricante de um componente do sistema será exatamente o mesmo tempo em que este componente apresentará falha em sua planta? Como não há 100% de certeza disto, ainda podem ocorrer problemas que causem a parada inesperada de todo o sistema dentro do período considerado como de funcionamento normal.
- Preditiva: a manutenção preditiva visa evitar que a falha venha a ocorrer. Para isto são feitas verificações periódicas de partes críticas do sistema e do conjunto como um todo, antes mesmo do fim da vida útil de cada um de seus componentes, a fim de obter comportamentos fora do padrão normal, como sobreaquecimento, vibrações e falhas nos parâmetros elétricos. Estes comportamentos anômalos podem indicar que um problema está na iminência de ocorrer. Com esta informação antecipada, a equipe de manutenção pode providenciar as peças sobressalentes necessárias e agendar a interrupção do funcionamento das máquinas para um horário que não atrapalhe a produção. A manutenção preditiva requer um acompanhamento direto e constante dos pontos críticos do sistema.
O uso de instrumentos que possam fazer medições de temperatura de componentes e equipamentos do sistema, através das ondas infravermelhas, é excelente na manutenção preditiva, pois permite monitorar se o funcionamento está ocorrendo dentro dos padrões esperados. E assim fornecer parâmetros para que a manutenção seja feita antes que o problema aconteça.
O desenvolvimento de equipamentos termovisores tem aumentado expressivamente, principalmente os modelos portáteis, pois cada vez mais as empresas optam por fazer manutenções preditivas, devido a grande vantagem que se obtém com este tipo de processo.
...