Marketing
Casos: Marketing. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jefersonavila • 26/12/2014 • 696 Palavras (3 Páginas) • 643 Visualizações
O estilo Ambev de gestão invade os bares
Mariana Amaro, Da
"Administrar um bar é um dos trabalhos mais complicados que existem", diz Paulo Solmucci, presidente nacional da associação brasileira de bares e restaurantes, Abrasel.
A explicação pode ser simples, essa é uma atividade que exige habilidades tão distintas como saber negociar com fornecedores, planejar, monitorar as vendas e zelar pelo atendimento, comandar esses três tipos de operação para quem não tem experiência em administração é muito difícil.
Foi observando-se os erros dos donos de bares, que o administrador de empresas baiano Joao Paulo de 38 anos, decidiu abandonar 15 anos de historia dentro da Ambev para se lançar em um projeto pessoal, João começou como gerente da Brahma em salvador e chegou a diretor de novos negócios da companhia.
Há um ano pediu demissão e criou uma empresa. A Canall é uma empresa que gerência bares e restaurantes de todo o pais, seguindo o modelo de gestão da Ambev que tem como filosofia a obsessão por controle de custos, definição de metas objetivas e meritocracia.
O negócio da Canall funciona da seguinte forma, um dono de bar avalia suas contas e percebe que esta com prejuízos, em seguida ao invés de fechar as portas ele contrata à Canall para analisar todos os processos do estabelecimento, desde o funcionamento da cozinha, limpeza dos banheiros até o controle de estoque, do fluxo de caixa até a administração de pessoas e os procedimentos para compras.
Estabelecimentos com uma operação saudável tem margem de lucro de 20%, "mas a grande maioria não consegue esse desempenho, porque há um vácuo na gestão", diz João.
O mercado para empresas como à Canall só deverá crescer nos próximos anos, já que a Abrasel estima que num cenário cada vez mais competitivo apenas sobreviverão bares e restaurantes com gestão profissional, a estimativa é que o número total de estabelecimentos se reduzirá em 20% em todo o pais nos próximos dez anos, ficando em 800.000 empreendimentos.
A Abrasel também estima que o setor vai recrutar 2 milhões de pessoas na próxima década, para quem deseja trabalhar no setor é um ótimo motivo para comemorar, principalmente se for ao redor de uma mesa de bar.
Em seguida, explique o emprego de: letra maiúscula, ponto final, vírgula, aspas e acento grave, extraindo do texto um exemplo para cada item.
Usa-se letras maiúsculas em início de frase e em nomes próprios.
Ex.: "Administrar um bar é um dos trabalhos mais complicados que existem", diz Paulo Solmucci, presidente nacional da associação brasileira de bares e restaurantes, Abrasel.
Usa-se ponto final para indicar o final de uma frase declarativa, separar períodos entre si e nas abreviaturas.
Ex.: Há um ano pediu demissão e criou uma empresa. À Canall é uma empresa que gerência bares e restaurantes de todo o pais, seguindo o modelo de gestão da Ambev que tem como filosofia a obsessão por controle de custos, definição de metas objetivas e meritocracia.
Usa-se vírgula para separar entre si elementos coordenados e é usada
...