Marketing E Suas Variaveis
Casos: Marketing E Suas Variaveis. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Taine • 10/10/2013 • 5.897 Palavras (24 Páginas) • 463 Visualizações
FUNDAÇÃO DE ESTUDOS SOCIAIS DO PARANÁ - FESP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DO PARANÁ - ICSP
GESTÃO DE MARKETING
(NOTAS DE AULAS)
Prof. Mestre Décio Luiz Mello Peixoto Faria
AGOSTO/2006
1 – ESTRATÉGIA DE PRODUTOS E SERVIÇOS
1.1 Produto – definição
Produto é definido como sendo “algo que pode ser oferecido a um mercado para apreciação, aquisição, uso ou consumo e para satisfazer um desejo ou uma necessidade”. KOTLER; ARMSTRONG (2003, p. 204)
Um produto, em termos amplos, não se restringe a bens tangíveis, mas, também, bens físicos, serviços, eventos, pessoas, lugares, organizações, idéias ou um misto de todas essas entidades.
1.1.1 Serviços - definição
Conforme os mesmos autores, Serviço “é um tipo de produto essencialmente intangível que consiste em benefícios ou satisfações oferecidas à venda e que não resultam na propriedade de algo”. (p.204)
Exemplo: Serviços de auditoria, de contabilidade, de advocacia, outros.
1.2 Níveis de produto
Existem três níveis de produtos e serviços. O produto central, o produto básico e o produto ampliado.
O produto central determina o objetivo básico do produto ou serviço. O objetivo básico de uma cadeira é fazer com as pessoas assentem-se nela.
O produto básico determina as cara
cterísticas oferecidas pelo produto: nível de qualidade, característica, design, marca e embalagem. As características da cadeira podem ser: assento de veludo, design moderno, marca Barcelona.
O produto ampliado constitui-se nos demais serviços e benefícios oferecidos ao consumidor. A cadeira oferecerá ao adquirente Status, prestígio, conforto.
Todo produto ou serviço deve possuir a utilidade primária e a utilidade secundária. A utilidade primária constitui-se no produto central e no produto básico; a utilidade secundária é representada pelo conjunto de serviços e benefícios ou produto ampliado.
EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO:
DESENVOLVER 5 PRODUTOS E 5 SERVIÇOS, APRESENTANDO SUAS, RESPECTIVAS, UTILIDADES PRIMÁRIA E SECUNDÁRIA
1.3 Classificação de produto
Os produtos são classificados em:
I. Produtos de consumo,
II. Produtos empresariais.
I. Produtos de consumo
Produtos de consumo são aqueles comprados por consumidores finais para uso próprio.
Exemplo: Jornais, revistas, canetas, lápis, etc.
I.1 Classificação dos produtos de consumo
Produtos de conveniência,
Produtos de compra comparada,
Produtos de especialidade,
Produtos não procurados.
Produtos de conveniência são produtos e serviços de consumo que o consumidor geralmente compra com freqüência, rapidez e com um mínimo de esforço.
Exemplo: sabonetes, doces, jornais, serviços comuns de reprografia de documentos, produtos vendidos junto às caixas registradoras nos supermercados.
Produtos de compra comparada são produtos e serviços de consumo comprados com menos freqüência e o consumidor faz comparações sucessivas entre qualidade, preço, estilo e garantias.
Exemplo: Imóveis para moradia, veículos de passeio; móveis; vestuário; serviços de hotelaria; serviços de digitação.
Produtos de especialidade são os produtos e serviços de consumo com características singulares ou identificação de marca pelos quais um número significativo de consumidores está disposto a fazer um esforço especial de compra.
Exemplo: Principais produtos de grife; obras e objetos de arte; automóveis fora de série; cadeiras marca Barcelona; serviços de berçário para bebês; escolas de pára-quedismo; serviços de administração de grandes fortunas; serviços de segurança; serviços médico-hospitalares.
Produtos não procurados são produtos de consumo que o consumidor não conhece, ou conhece, mas normalmente não pensa em comprar.
Exemplo: Túmulos; seguro-funeral; doação de órgãos ou doação de sangue; principais produtos com grandes inovações tecnológicas.
II. Produtos empresariais
Produtos empresariais são os comprados para processamento posterior ou para uso na gestão de um negócio.
Exemplo: Principais matérias primas naturais – vegetais ou minerais – (petróleo; soja trigo; madeira; minério de ferro, etc.); serviços industriais (manutenção; instalação; solda; pintura, etc.); prédios para fins empresariais;
1.4 Produtos de consumo versus produtos empresariais
A distinção entre um produto de consumo e um produto empresarial é a finalidade ou utilização que se dará ao mesmo. Assim se um comprador adquirir um automóvel para uso próprio, esse veículo será em produto de consumo. Caso o mesmo adquirir o veículo para utilização como táxi, este será um produto empresarial.
1.5 Decisões individuais de produtos
Ao decidir-se sobre o desenvolvimento de produtos isoladamente, deve-se analisar:
I. Atributos de produto;
II. Estabelecimento de marca;
III. Embalagem;
IV. Rotulagem;
V. Serviços de apoio e assistência ao produto.
I. Atributos de produto
O lançamento de um produto ou serviço envolve definir
...