Marketing público
Pesquisas Acadêmicas: Marketing público. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: caup • 25/11/2014 • 458 Palavras (2 Páginas) • 234 Visualizações
1. Identifique as etapas do plano de marketing para uma organização pública.
Análise da situação - Nesta etapa emprega-se informações relevantes, como as forças da organização e do meio ambiente que podem interferir na determinação das estratégias, bem como avaliações de situações similares anteriores que possam contribuir para a contextualização do programa em questão.
Objetivos e metas - significam a razão de ser do plano que representa o resultado esperado pelo órgão que efetiva o planejamento.
Público Alvo - O perfil demográfico dos públicos a quem o programa é direcionado deve ser considerado, levando em conta variáveis como idade, gênero, tamanho da família, renda, ocupação, instrução, religião, raça, nacionalidade dos usuários pretendidos.
Posicionamento - maneira como o órgão ou agência pública quer que sua oferta seja vista e registrada – deve ser previamente definido para que possa se fazer representar no composto dos 4 Ps.
Composto de marketing - Neste conjunto é que se concebe a integralidade da oferta – os 4 Ps – o que vamos ofertar, o custo que implicará para o beneficiamento, como o público-alvo acessará o benefício e como o informaremos a respeito.
2. Identifique um programa em especial da prefeitura de sua cidade ou em outra organização pública e defina um objetivo e uma meta de marketing para este programa. Ex.: pode considerar um programa de incentivos fiscais para a instalação de empresas no município; programa de incentivo ao pagamento de impostos (nota fiscal); programa de prevenção de acidentes de trânsito; programa de coleta seletiva de lixo, etc...
O exemplo que vou descrever, não faz parte do meu município de residência, mas de naturalidade, porém resolvi citar, pois se tornou sucesso entre os moradores do município de Itapeva, interior de São Paulo. A Nota Fiscal Paulista, criada em outubro de 2007, integra o Programa de Estímulo à Cidadania Fiscal do governo do Estado de São Paulo e reduz, de fato, a carga tributária individual dos cidadãos, que recebem créditos ao efetuar compras de mercadorias em São Paulo. O sistema distribui até 30% do ICMS efetivamente recolhido pelo estabelecimento comercial aos consumidores que solicitam o documento fiscal e informam CPF ou CNPJ, proporcional ao valor da nota.
A devolução é feita em créditos, que podem ser acompanhados pela internet e utilizados para pagamento do IPVA ou resgatados em dinheiro. O consumidor também pode solicitar o documento fiscal sem a indicação do CPF/CNPJ e doá-lo a uma entidade de assistência social ou de saúde cadastradas no programa Nota Fiscal Paulista, se assim desejar. Essa é uma decisão pessoal e exclusiva do consumidor.
Referencia:
KOTLER, P.; LEE, N. Marketing em el sector público: todas las claves para su mejora. Madrid: Pearson Educación, 2007. p. 497-499.
DEBARBA, Renato. O marketing público como fator de integração e gestão eficaz. 2008. Disponível em: <www.ibmep.org.br>. Acesso em: 26 agot. 2014
...