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Max Weber

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Por:   •  26/11/2013  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  502 Visualizações

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Max Weber

Introdução:

(*1864 - †1920)

Objetivo: Separar ciência de opinião.

Principais Obras: •Artigos reunidos de teoria da ciência: economia e sociedade

•A ética protestante e o espírito do capitalismo

A sociedade sob uma perspectiva histórica

O contraste se expressa entro o positivismo e o idealismo, nas maneiras diferentes como cada uma dessas correntes encara a história.

# Uma das diferenças existentes entre o positivismo e o idealismo é a importância que o segundo dá à história.

Para Weber, a pesquisa histórica é essencial para a compreensão das sociedades.

Portanto, segundo a perspectiva de Weber, o caráter particular e específico de cada formação social e histórica deve ser respeitado.

~> Weber consegue combinar duas perspectivas:

• Histórica: respeita as particularidades de cada sociedade.

•Sociológica: ressalta os elementos mais gerais de cada fase do processo histórico.

A ação social: uma ação com sentido

Para a sociologia positivista, a ordem social submete os indivíduos com força exterior a eles.

Segundo Weber, não existe oposição entre indivíduo e sociedade, cada indivíduo age levado por motivos que resultam da influência da tradição, dos interesses racionais e da emotividade.

A tarefa do cientista

A tarefa do cientista, para Weber, era descobrir os possíveis sentidos da ação humana.

Portanto, para a sociologia weberiana, os acontecimentos que integram o social têm origem nos indivíduos. O cientista parte de uma preocupação com o significado subjetivo, tanto para ele como para os demais indivíduos que compõem a sociedade. Sua meta é compreender, buscar os anexos causais que dêem o sentido a ação social.

Qualquer que seja a perspectiva adotada por um cientista, ele sempre será parcial.

O tipo ideal

É um instrumento de análise científica, numa construção do pensamento que permite conceituar fenômenos e formações sociais e identificar na realidade observada suas manifestações.

# Tipo ideal(Weber) ≠ Espécies sociais(Durkheim)

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