Max Weber
Trabalho Escolar: Max Weber. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: amandaprn • 1/4/2014 • 875 Palavras (4 Páginas) • 778 Visualizações
MAX WEBER
1)Sociologia Compreensiva
Trata-se de uma visão do mundo que tem tido profunda influência na construção do conhecimento da realidade, inclusive na
interpretação das relações entre medicina e sociedade, dentre outras de capital importância social.
O tema fundamental de Weber, conforme cita Karl Loewith (1977, p. 145): “Não era essa ou aquela particularidade e nem
meramente o fenômeno do capitalismo em seu significado cultural geral”. Para esse intérprete o tema fundamental da Sociologia
Compreensiva Weberiana é aquele que o próprio Weber explicitará em A Objetividade do Conhecimento das Ciências Sociais:
A ciência social que nós pretendemos praticar é uma ciência da realidade. Procuramos compreender a realidade da vida que nos rodeia e na qual nos encontramos situados naquilo que tem de específico; por um lado, as conexões e a significação cultural das suas diversas manifestações na sua configuração atual e, por outro, as causas pelas quais se desenvolveu historicamente assim e não de outro modo. (WEBER, Max. A Objetividade das Ciências Sociais)
Destaca-se nesta concepção metodológica Weberiana o fato de que a Sociologia busca nas conexões a significação cultural
dos fenômenos como base de sua interpretação causal. No fazer isso, ela se distância da fundamentação empiricista da ciência.
2)Sociologia Indivíduo
O alemão Max weber (1864 – 1920), tem como preocupação central compreender o indivíduo e suas ações. Por que as pessoas tomam determinadas situações? Quais são as razões para seus atos? Segundo esse autor, a sociedade existe concretamente, mas não é algo externo e acima das pessoas, e sim o conjunto das ações dos indivíduos relacionando-se reciprocamente. Assim, Weber, partindo do indivíduo e de suas motivações, pretende compreender a sociedade como um todo.
O conceito básico para Weber é o de ação social, entendida como o ato de se comunicar, de se relacionar, tendo alguma orientação quanto às ações dos outros. Para Weber, as normas, os costumes e as regras sociais não são algo externo ao indivíduo, mas estão internalizados, e, com base no que traz dentro de si, o indivíduo escolhe condutas e comportamentos, dependendo das situações que se lhe apresentam.
3)Significado social da ação individual
Para Weber, a ação é toda conduta humana dotada de um significado subjetivo dado por quem a executa e ação social é toda conduta dotada de sentido para quem a efetua, a ação social deve ser praticada com intenção. A partir disso, Weber constrói quatro tipos ideais de ação social que podem se enquadrar na sociedade.
4)Tipo ideal
Segundo Weber, as ciências sociais visam compreender eventos culturais, acontecimentos da vida humana com significação cultural, enquanto singularidades.
Ao decidir pelo estudo de um tema, o cientista seleciona o que acredita ser mais relevante. Ele baseia-se em critérios que levam em consideração o significado que o fenômeno possui para ele, para a cultura e para a época, influenciado por seus valores e ideais. A importância de se conhecer algo é subjetiva, uma vez que essa importância não pode ser provada por meios científicos.
Um fenômeno social
...