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Max Weber

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Por:   •  2/7/2014  •  997 Palavras (4 Páginas)  •  423 Visualizações

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Devemos mesmo perguntar de qual parte de tais estruturas derivava, uma vez que nem

todas poderiam ter sido da mesma importância.

Entre os fatores de importância incontestável estão as estruturas racionais das leis e da

administração, pois que o moderno capitalismo racional não necessita apenas dos meios

técnicos de produção, mas também de um sistema legal calculável e de uma administração

baseada em termos de regras formais. Sem isso, o capitalismo aventureiro e de comércio

especulativo e todo tipo de capitalismo politicamente determinado seriam possíveis, mas

não o empreendimento racional da iniciativa privada, com capital fixo e cálculos certeiros.

Tais tipos de sistemas legais e de administração, num grau relativo de perfeição legal e

formal, têm sido disponíveis para a atividade econômica apenas no Ocidente. Devemos pois

perguntar de onde se originou esse sistema legal. Entre outras circunstâncias, o interesse

capitalista, por sua vez, sem dúvida contribuiu para preparar o caminho à predominância do

direito.e,à administração a de uma classe de juristas especialmente treinados na legislação

nacional, embora não tenha sido o único nem o principal. Forças bem diferentes atuaram no

seu desenvolvimento. E porque os interesses capitalistas não fizeram o mesmo na índia ou

na China? Porque lá o desenvolvimento científico, artístico, político ou econômico não

tomou o mesmo caminho de racionalização que é peculiar ao Ocidente? Porque em todos os

casos acima o problema é o racionalismo peculiar e específico da cultura ocidental. Ora,

nesses termos, pode-se entender coisas muito diferentes, como a discussão a seguir

mostrará repetidamente. Temos, por exemplo, a racionalização da contemplação mística,

atitude que, vista sob outro prisma da vida, é especialmente irracional, e temos também

como temos as racionalizações da vida econômica, da técnica, da pesquisa científica, do

treino militar, do direito e da administração. Além disso, cada um desses campos pode ser

racionalizado em termos consoantes com valores últimos e finalidades muito diferentes, e o

que é racional de um certo ponto de vista, poderá ser irracional de outro. Racionalizações

dos mais variados tipos têm existido em vários setores da vida, em todas as áreas da cultura.

Para caracterizar suas diferenças de um ponto de vista da história da cultura é necessário

saber quais setores foram racionalizados e em que direção. Por isso, nossa primeira

preocupação é desvendar e explicar a gênese e a peculiaridade do racionalismo ocidental e,

por esse enfoque, sua forma moderna.

Cada tentativa de explicação deve, reconhecendo a importância fundamental do fator

econômico, tomar em consideração, acima de tudo as condições econômicas. Mas ao

mesmo tempo, não se deve deixar de considerar a correlação oposta. E isso porque o

desenvolvimento do racionalismo econômico é parcialmente dependente da técnica e do

direito racionais, mas é ao mesmo tempo determinado pela habilidade e disposição do

homem em adotar certos tipos de conduta racional prática. Quando tais tipos de conduta

têm sido obstruídos por obstáculos espirituais, o desenvolvimento da conduta econômica

racional encontrou também séria resistência interna. As forças mágicas e religiosas e as

idéias éticas de dever nelas baseadas têm estado sempre, no passado, entre as mais

importantes influências formativas da conduta. Nos estudos aqui coletados, ocuparemos nos

de tais forças.

Dois ensaios anteriores foram colocados no início, como tentativa de abordar um ponto

importante do problema que é geralmente mais difícil de ser apanhado: a influência de

Max Weber

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certas idéias religiosas no desenvolvimento de um espírito econômico, ou o ethos de um

sistema econômico. Nesse caso estamos lidando com a conexão do espírito da moderna

vida econômica com a ética racional da ascese protestante. Assim, tratamos aqui apenas de

um lado do encadeamento causal. Os estudos posteriores sobre Ética Econômica das

Religiões Mundiais tentam uma visão geral das relações entre as mais importantes

religiões, a vida econômica e a estratificação social de seu meio, para seguir ambas as

relações causais até onde for necessário para achar pontos de comparação com o

desenvolvimento

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