Medicina e Segurança do Trabalho
Por: noemijp • 23/10/2015 • Trabalho acadêmico • 820 Palavras (4 Páginas) • 179 Visualizações
DISCIPLINA: Medicina e Segurança do Trabalho Semestre: 2º. 2015 Turma: 4º RH Noturno/Plano Piloto |
Questões
- Defina Acidente de trabalho.
É aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa provocando lesão corporal ou perturbação funcional que causa a morte ou a perda, ou redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho.
- Quando uma doença pode ser considerada acidente de trabalho?
*Doença profissional, assim entendida a produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social;
*Doença do trabalho, assim entendida a adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente, constante da relação mencionada no inciso I.
- Em quais casos uma doença não pode ser considerada acidente de trabalho? Dê um exemplo de cada caso.
Não são consideradas como doença do trabalho:
A doença degenerativa: Doença de Alzheimer
A inerente a grupo etário: doenças osteomusculares
A que não produz incapacidade laborativa: A presença de uma doença, por si só, não significa a existência de incapacidade laborativa. O que importa na análise do perito oficial em saúde é a repercussão da doença no desempenho das atribuições do cargo.
A doença endêmica adquirida por segurados habitantes de região onde ela se desenvolva, salvo se comprovado que resultou de exposição ou contato direto determinado pela natureza do trabalho: Dengue
- Algumas ocorrências se equiparam aos acidentes de trabalho, dê exemplo para cada um:
- Acidente sofrido no local e no horário do trabalho, em consequência de ato de agressão, sabotagem ou terrorismo praticado por terceiro ou companheiro de trabalho:
A fúria de um empregado que, descontrolado, descarregou um revólver calibre 38 dentro do trabalho, ferindo três pessoas e matando outra.
- Acidente sofrido no local e no horário do trabalho, em consequência de ofensa física intencional, inclusive de terceiro, por motivo de disputa relacionada ao trabalho.
agressões praticadas por operários contra chefes de serviço em represália a repreensões, despedidas, etc.
- Acidente sofrido no local e no horário do trabalho, em consequência de ato de imprudência, de negligencia ou de imperícia de terceiro ou de companheiro de trabalho.
Um funcionário deixou quebrar um copo e jogou os cacos de vidro dentro do saco plástico e não deixou nenhum aviso, veio um outro funcionários que ao manusear o saco cortou a mão.
- Acidente sofrido no local e no horário do trabalho, em consequência de ato de pessoa privada do uso da razão.
Um Médico Psiquiátrico ao prestar atendimento ao paciente foi surpreendido pelo mesmo com várias facadas.
- Acidente sofrido no local e no horário do trabalho, em consequência de desabamento, inundação incêndio e outros casos fortuitos ou decorrentes de força maior.
Com a falta de manutenção nas instalações de uma empresa, ocasionou um incêndio com isso ouve intoxicação dos funcionários.
- Doença proveniente de contaminação acidental do empregado no exercício de sua atividade.
Um funcionário de um laboratório contraiu o vírus da AIDS, por não utilização correto do EPI.
- Acidente sofrido pelo segurado ainda que fora do local e horário de trabalho na execução de ordem ou na realização de serviço sob a autoridade da empresa.
Um moto boy ao realizar uma entrega para um cliente da empresa em que trabalha, sofre um grave acidente vindo a falecer no local.
- Acidente sofrido pelo segurado ainda que fora do local e horário de trabalho na prestação espontânea de qualquer serviço a empresa para lhe evitar prejuízo ou proporcionar proveito.
Funcionário ao se deslocar de casa para o trabalho passou na padaria para comprar lanche para o café da manhã dos funcionários da empresa, quando ao entrar na padaria a mesma estava sendo assaltada e o funcionário foi baleado.
...