Melhoria da Qualidade de Vida da População da Comunidade Raios de Sol
Por: verarochaa • 22/4/2016 • Trabalho acadêmico • 2.191 Palavras (9 Páginas) • 601 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
DESAFIO PROFISSIONAL
PROJETO: Vida Nova
Palmas – TO
2015
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
DESAFIO PROFISSIONAL
ACADÊMICOS:
Soeli Folador- RA 2865975566
Vera Lúcia Alves Da Rocha – RA 2856163557
Maria Claudete Alves Maia- RA 1709988493
Maria Do Bonfim Santos Cardoso- RA 2865967384
Maria Elza Alves Da Rocha Primo- RA 2856127205
Chistiane Pereira Gomes- RA 2856146070
Tutora: Marinez Pires Galvão
Palmas – TO
2015
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é apresentar soluções que venham a contribuir tanto para melhoria da qualidade de vida da população da comunidade Raios de Sol quanto para a despoluição do córrego Mutuca, que ora apresenta-se em estado de poluição, trazendo inúmeros problemas tanto ambientais quanto de saúde para esta referida população, afetando a vida de inúmeros alunos que estudam na escola próxima ao rio onde passa.
A necessidade da referida pesquisa é propiciar a inúmeros acadêmicos a utilização deste material como fonte de pesquisa visando o combate a degradação dos rios e o esgotamento dos recursos naturais e a despoluição do rio que corta a cidade, propondo políticas publicas educacionais e ambientais.
Este estudo será direcionado a comunidade local para que as pessoas tenham uma nova postura e mudança de atitude contribuindo para a melhoria da infraestrutura possibilitando em todo o contexto um avanço na qualidade de vida.
DESEMVOLVIMENTO
A Associação de Pais e Mestres da escola Cora Coralina de ensino fundamental, localizada na comunidade Raios de Sol, propõe, a partir da gestão participativa e do Conselho Escolar, ações de melhorias para o rio que corta a comunidade.
A urbanização das cidades nem sempre ocorre com planejamento e a consciência de que é necessário adotar medidas de responsabilidade política, social e ambiental na ocupação dos espaços. Infelizmente, a maioria das cidades não são planejadas e são construídas no entorno de nascentes de rios, em regiões vulneráveis a inundações, de solo contaminado em área propícia a deslizamentos, sem infraestrutura urbana, como ruas, praças, escolas e sistemas de saneamento básico ,segurança pública e bem-estar social.
Alguns desses problemas são enfrentados pela comunidade Raio de Sol,
que, na década de 1990, era uma antiga e grande fazenda de cana de açúcar, hoje uma terra improdutiva, ocupada por trabalhadores pobres, que migraram em busca de emprego do interior do Estado para a capital.
Com a urbanização, surgiram novas casas, ruas, praças, igrejas, associações e foram implantados serviços de água, luz, posto de saúde duas escola sendo uma pública de ensino fundamental e outra de caráter privado, igrejas um pequeno comércio local e até uma rádio comunitária.
Nesta comunidade vivem pessoas com diversos padrões de vida onde a maioria das crianças da comunidade são atendidas pela escola que oferta o ensino fundamental no período matutino e vespertino. Alguns dos professores vêm de cidades vizinhas, inclusive a diretora Margarida, que assumiu a gestão.
da escola pública há poucos meses.
Na última reunião da Associação de Pais e Mestres, a diretora Margarida enfatizou a falta de atenção e compromisso da comunidade em relação à conservação e cuidado com o rio que corta o espaço urbano da comunidade que fica próximo a escola, que estava prejudicando o bom andamento das aulas e o desempenho dos alunos devido sua alta poluição.
A diretora expôs que muitos alunos apresentam diarreia, vômito, tosse, manchas na pele e alergias que, muitas vezes, os impedem de acompanhar as aulas. Em concordância com esses argumentos, os professores relataram que, principalmente em dias quentes, as portas e janelas das salas são fechadas para evitar o mau cheiro e a entrada de insetos diversos proveniente da poluição do rio.
Uma das mães lembrou a todos que é frequente o transbordamento do rio,
o que contribui para o aparecimento de insetos como: ratos, mosquitos, caranguejeiras e até cobras. Provocando diversos tipos de doenças e ocasionando o cancelamento de aulas, pois a água sempre transporta entulhos e lixo que acaba isolando o acesso à escola.
A comunidade presente concordou com os apontamentos levantados. A diretora Margarida suspeita que as águas do córrego estejam contaminadas e, de alguma forma, afetam a saúde da comunidade Raio de Sol. Eles lembraram de que, na rádio comunitária, são frequentes as reclamações dos moradores reivindicando um sistema de tratamento de esgoto e também da coleta do lixo.
Diante dos dados levantados e de todas as informações relatadas, a equipe diretiva escolar e a Associação de Pais e Mestres reconheceram a necessidade de mobilizar os esforços de toda a comunidade civil organizada com o objetivo de melhorar as condições de ensino e a qualidade de vida de todas as famílias da comunidade Raio de Sol.
Entre as iniciativas que os pais e professores consideraram importantes para que ocorra a efetiva melhoria do rio, estão:
• elaboração de um projeto de melhoria da saúde das águas do rio de responsabilidade de iniciativa pública e civil;
• divulgação na rádio comunitária como meio de conscientização da comunidade e
mobilização social;
• trabalho em grupo com grupos ligados à comunidade, como igrejas, associações,
ONGs, conselhos, entre outros;
• desenvolver projetos pedagógicos interdisciplinares com temática
relacionada à responsabilidade social e ambiental;
• sugerir a inserção de políticas públicas de saneamento na elaboração do Plano Diretor do município;
• apresentação dos resultados para a comunidade através de divulgações da rádio comunitária e reuniões e debates no ambiente escolar.
Essas iniciativas exigem projetos que dependem da participação de toda a
comunidade tanto na esfera pública como privada
Diante dos problemas levantados, apresentamos propostas de melhorias fundamentais para a vida dos moradores e a rotina escolar.
...