A dança como ferramenta para melhoria de vida do idoso
Por: gustavomussisg • 13/6/2017 • Trabalho acadêmico • 1.161 Palavras (5 Páginas) • 550 Visualizações
A dança como ferramenta para melhoria de vida do idoso
Gustavo Mussi Souza Gonçalves
Aluno do CEDF/UEPA
mussi.11@outlook.com
Fábia Mylena Pereira Braga
Aluna do CEDF/UEPA
fabiamylena@hotmail.com
RESUMO
O presente artigo através de estudos bibliográficos visa verificar a melhoria na qualidade de vida dos idosos através da dança como ferramenta para tal benefício. Nesse trabalho foram feitos cinco tópicos que descrevem passo a passo as informações desse tema. Com analises das literaturas foi confirmado que a dança influencia na qualidade de vida do cidadão da melhor idade. De acordo com as pesquisas bibliográfica na maioria dos casos uma vida com atividades físicas, nesse contexto, a dança, é dos melhores caminhos, em conjunto com outros como uma dieta balanceada, para uma vida saudável na terceira idade.
PALAVRAS-CHAVE: Idoso; Qualidade; Dança; Saudável.
1- Introdução
A dança pode ser considerada uma das mais primitivas formas de expressão, desde o culto a deuses ate as formas de acasalamento por animais
racionais e irracionais. Sendo assim, segundo Puggard, da dança pode-se dizer que movimenta-se o corpo e expressa-se a alma.
Partindo desse principio podemos perceber que a dança não só trás benéficos para o corpo mas também para a mente quando aplicada de forma correta. Para o idoso não é diferente, atualmente temos projetos vinculados a dança como forma de bem-estar social e físico para o idoso.
Entre esses projetos destacamos o da Universidade do Estado de Santa Catarina, projeto ”Dança na terceira idade”. Enfatiza que a dança quando bem aplicada pode melhorar o equilíbrio, a flexibilidade, a diminuição no percentual de dores, a diminuição nas dosagens de remédios para hipertensão. No âmbito psicológico foram apresentados quadros de melhora no humor e na interação com o meio e com as pessoas ao seu redor, haja vista que o idoso pode apresentar quadros de isolamento por conta do abandono.
Destacamos aqui a importância da dança na vida do idoso e como ela pode ser mais valorizada e usada como forma terapêutica do corpo e da mente.
2- Idoso
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), idoso é todo cidadão com 60 anos ou mais, porém esse limite pode variar de acordo com a qualidade de vida do país que essa pessoa é nativa ou em que reside.
3- Qualidade de vida do idoso
Para se envelhecer com qualidade de vida, é necessário usar algumas ferramentas: bem estar, tanto físico quanto psicológico; nível de independência, tanto financeira quanto pessoal; relações sócias (família, amigos, entre outros); ambiente de trabalho (se o cidadão não for aposentado) e lazer; entre outros.
Mas para que essa qualidade de vida seja mais rígida e segura na terceira idade, é preciso que se tenha hábitos saudáveis durante a vida madura, ou seja, durante a vida adulta.
Segundo estudos, é notável a queda da percepção de qualidade de vida na terceira idade pelo falta da falta de atividades físicas pelo fato da aposentadoria de suas atividades rotineiras. Por isso é de extrema importância para uma vida saudável na melhor idade, a prática de exercícios físicos. Nesse artigo, falaremos da dança como essa atividade física em prol do idoso
.
4- A dança
A dança por muitos historiadores é vista como uma das mais antigas formas de arte e expressão humana, usada até mesmo como forma de conquista e não somente humana.
A biologia e zoologia nos mostram que a dança é utilizada na conquista de um parceiro antes do acasalamento, onde um parceiro irá mostrar para o outro a sua virilidade através da dança, umas das formas de expressão mais bonitas e antigas que podemos constatar. Klauss em seu livro A Dança diz, “dança é um registro de vida, de força e de expressão – do estar no mundo”
Perpassando pela história Portinari vai afirmar que a dança nas civilizações antigas era utilizada para reverenciar os deuses, encorajar guerreiros, divertir reis e era parte na cultura romana.
É considerada sagrada até hoje como parte da cultura de civilizações e demarca sua expressividade e a identicidade de um povo, segundo Isadora Ducan “a dança, em minha opinião, tem como finalidade a expressão dos sentimentos mais nobres e mais profundos da alma humana: aqueles que nascem os deuses em nós, Apolo, Pan, Baco, Afrodite. A dança deve implantar em nossas vidas uma harmonia que cintila pulsa. Ver a dança apenas como uma diversão agradável e frívola é desagradá-la”
...