Modalidades de Transportes para o Mercado Global (todos os modais)
Por: 25091975 • 23/11/2017 • Trabalho acadêmico • 2.792 Palavras (12 Páginas) • 446 Visualizações
6 DISTRIBUIÇÃO FÍSICA
Modalidades de Transportes para o Mercado Global (todos os modais)
Modal de transporte
O modal utilizado é o aéreo. A empresa compreende que, o material de alto valor agregado, vezes baixa quantidade, vezes pouco peso e volume e a necessidade imediata do produto, viabiliza o uso desse transporte.
Características do modal
As principais características nesse transporte são: rapidez, segurança, diminuição de custos das embalagens, redução de gastos de armazenagem e agilidade no deslocamento da carga. Uma das grande vantagem no modal aéreo, é o acesso em áreas não alcançadas por outros tipos de modais.
Conhecimento do embarque para este modal (figura) e suas finalidades
[pic 1]
Fonte:
Conhecimento de embarque aéreo (AWB – AIR WAYBILL), é o documento emitido pelo transportador, onde está descrito, nome e endereço do exportador e do importador, tipo de mercadoria embarcada, os aeroportos de embarque e desembarque, o nome da aeronave e o valor do frete. A importância deste documento, serve para comprovar o recebimento da mercadoria a bordo da aeronave e a propriedade da mercadoria.
Existem três tipos de conhecimento de embarque aéreo:
AWB - AIR WAYBILL, emitido pelo agente transportador, no caso de cargas não consolidadas.
MAWB - MÁSTER AIR WAYBILL, emitido pelo agente de carga para companhia aérea, em caso de cargas consolidadas.
HAWB - HOUSE AIR WAYBILL, emitido pelo agente de cargas e entregue a cada embarcador, corresponde a uma parte ou fração da carga total consolidada.
Frete – Como é calculado o frete para utilizar este modal
O cálculo no modal aéreo, basicamente é utilizado a seguinte fórmula:
Comprimento x Largura x Altura = m³
m³ / 0,006 = Valor do Kg
Pela norma da IATA (International Air Transport Association), utiliza-se a fórmula, peso/volume : 1Kg = 6.000 cm³ ou 1 ton = 6 m³, ou, se caso para esta fórmula o peso cubado for inferior a 45Kg mínimo determinado pela IATA, o peso a ser taxado, será de 45Kg. Segue o cálculo referente 10 unidades, Drones mod. L-A 500 conforme a importação.
1 x 0,4 x 2 = 133Kg
0,006
O peso taxado será de 133Kg considerando também as tarifas baseada em rotas, tráfegos e custos.
Sistemas eletrônicos que estão habilitados para esta modalidade
(apresentando figuras de orientação)
[pic 2]
Fonte:https://www.google.com.br/search?q=iata&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjz5pvfjoXXAhVEFZAKHSYYDBwQ_AUICygC&biw=1366&bih=662#imgrc=57tnGfBrOutLIM:
IATA – Internacional Air Transport Association, é uma associação localizada em Montreal – Canadá, responsável por aplicar padrões de serviço e segurança às agências aéreas, sua meta é alcançar níveis adequado de rentabilidade, desenvolvendo padrões e procedimentos econômicos e ecológicos para facilitar a operação do transporte aéreo internacional.
Vantagem e desvantagem frente ao seu produto
A opção pelo transporte aéreo, se dá devido a forma empregada pela empresa, na qual, a venda do produto é feita sob encomenda, impossibilitando a necessidade de adquirir um grande volume para cada importação. Também o alto valor agregado, assegura que o produto chegue em perfeita condição devido sua fragilidade.
Vantagens: Transporte eficaz, seguro de carga mais baixo em relação a outros modais, redução no custos com embalagens e velocidade operacional.
Desvantagens: Custo de frete elevado, baixa capacidade de carga e critérios burocráticos.
Embalagem de transporte para este modal
A embalagem utilizado no processo deste modal, corresponde a embalagem primária, secundária, terciária e quartenaria.
Embalagem primária: Contato direto com o produto.
Embalagem secundária: Manterá contato com a embalagem primária, com função de protege-la e manter a qualidade para o processo de comercialização.
Embalagem terciária: São caixas de madeira, plástico ou papelão, que envolverá e acomodará a embalagem secundária, facilitando e protegendo no transporte.
Embalagem quartenária: Embalagem desenvolvida para facilitar no transporte e armazenagem, geralmente são acomodado em palletes envolvido com filme de PVC.
Formas de unitização contemplada no modal
A unitização de cargas, possibilita trazer pouca mercadoria consolidado em um único frete, reduzindo então o custo entre os importadores, porém, requer uma programação minuciada pelo motivo da carga ter o mesmo destino e a tarifa da carga consolidada poderá ser taxada em uma faixa superior ao peso.
Modelos de veículos na modalidade
Full Pax, aeronave utilizada exclusivamente para o transporte de passageiros, tripulação e as respectivas bagagens.
[pic 3]
Fonte:https://www.google.com.br/search?q=aeronave+full+pax&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwisseba0ITXAhVCF5AKHZIIAnsQ_AUICigB&biw=1366&bih=662#imgrc=kUc6vXOSR2CeCM:
Combi ou Misto, uma das vantagens por esse tipo de aeronave, é o transporte simultâneo de carga e passageiros, tornando mais acessível o valor do frete.
[pic 4]
Fonte::
All Cargo ou Full Cargo, transporte exclusivo para cargas, comporta uma capacidade maior utilizando o deck superior e inferior.
[pic 5]
Fonte::
Taxas no modal (Ex: AFRMM, CAPATAZIA)
Não utilizado
Logistica Internacional (Considerando o produto comercializado)
Apresente a logística de distribuição física para dois países distintos (Para cada país uma forma (ex: intermodal; multimodal). Selecionar a modalidade de transporte para o percurso interno nos países de origem e destino e o principal internacional, (apresentar um fluxograma da operação)
Considere no fluxo (tempo total da operação; custos; unitização-quanto comporta e como; remoção da carga (DTA, ETC.)
...